26.5 C
Manaus, BR
3 de julho de 2020
Famosos e Curiosidades

Bloquear celular roubado é forma de prevenir uso em golpes, diz delegado

Bloquear o aparelho celular é a primeira medida a ser adotada por quem foi alvo de roubo ou furto do telefone. Esta afirmação é do titular da Delegacia Interativa, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), delegado André Miura. Para fazer o procedimento, é necessário que o proprietário saiba o número do Imei (International Mobile Equipment Identity), que é um número único e global que funciona como uma identidade de cada celular.

O delegado ressalta que se o aparelho possuir dois chips, então, haverá dois Imeis, um para cada linha telefônica. Portanto, é necessário entrar em contato com cada operadora para que todos sejam bloqueados. “Se os Imeis não forem bloqueados, o aparelho continuará funcionando”, disse Miura.


Conforme informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Imei é formado por quatro grupos de números e pode ser encontrado na caixa do celular ou num adesivo que fica por trás da bateria. Outra forma é digitando o código *#06#. Imediatamente, o número de identificação vai aparecer na tela.

A partir do momento que o celular ficar inativo, só será possível desbloqueá-lo com os dados pessoais. Neste caso, somente o proprietário poderá realizar o procedimento. Se o objeto for recuperado pela polícia após o bloqueio, o objeto será entregue apenas com a comprovação por meio de nota fiscal e Boletim de Ocorrência.

Importância do registro 

André Miura explica que a maioria dos golpes é praticada com aparelhos celulares roubados, sem que os proprietários tenham registrado a ocorrência e solicitado o bloqueio.

Ele explica, ainda, que quando o aparelho possui dois Imeis, geralmente os proprietários bloqueiam um e o segundo continua operando para outros golpes. O Boletim de Ocorrência deve ser feito para que, em caso de apreensão, conste como produto de crime.

No site da Delegacia Interativa, é possível solicitar o bloqueio. “Na página, há um link para o preenchimento do formulário para bloqueio que, depois de preenchido, deve ser enviado à delegacia”.

*  Com informações da Assessoria de Imprensa

Publicações Relacionadas

Viviane Araújo registra queixa contra mulher do ex em delegacia no Rio

Lara Tavares

Brasil conquista dois prêmios no Emmy Internacional

Redacao

Juliana Paes conta que ‘come muita pizza’ na quarentena: ‘Sem enlouquecer’

AmPressRedacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat