Um biólogo russo, de 35 anos, foi apreendido enquanto tentava embarcar no Aeroporto, na manhã de quarta-feira (20), com mais de 200 animais vivos.
O biólogo estava prestes a embarcar no aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, com destino a São Petersburgo, na Rússia.
Ele estaria levando na bagagem 50 lagartos, de três espécies diferentes, 50 aranhas, 25 sapos, de cinco espécies diferentes, peixes dentro de garrafas de água mineral e 100 invertebrados foram encontrados.
Também na bagagem de mão, ele levava animais invertebrados, peixes e aranhas. Após a apreensão, os animais foram destinados ao Instituto Butantã.
O monitoramento do suspeito pelo Ibama e Receita Federal vinha desde 2017. Em outro momento ele foi preso em Amsterdam, na Holanda, pelo transporte ilegal de animais da flora brasileira.
O suspeito teria feito a coleta e apreensão das espécies na quarta (20) em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo, era a comercialização dos animais na Rússia. O suspeito estava no Brasil desde de dezembro de 2020.
O homem foi indiciado e responderá pelo crime ambiental e transporte ilegal de animais silvestres. O caso segue em andamento pela Polícia Federal.
Foto: Portal Tucumã