O mundo lá de fora, que controla a grande mídia, vende a ilusão de que a “AMAZÔNIA é mais importante para o mundo”. Ledo engano, só conversa para “boi dormir” e iludir os inocentes. Se não fosse assim, o mundo desenvolvido estaria com ações concretas e investimentos polpudos aqui; não o fazem, só onda!
Existe uma onda, mundo afora, e mais aqui dentro, sobre as MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Aqui, no Brasil, esse termo tem sido ferramentas fáceis para dar ibope a políticos e autoridades, porque, aqui para nós, a população já anda cansada desse blá-blá-blá econômico.
Os dirigentes mundiais, Biden, Macron e muitos outros, só usam esse tema, mudanças climáticas, para desviar atenção.
Quem achar que os países desenvolvidos vão pagar a conta para manter a floresta EM PÉ, está redondamente enganado; eles não vão pagar essa conta, vão continuar usando a grande mídia, com o mote da preservação, enquanto continuam jogando milhões de toneladas de lixo na atmosfera. E a floresta sequestrando esse lixo (carbono), sem ser remunerada.
Pois bem, vamos à visita do Biden aqui no nosso Estado que não era um CAVALO DE TRÓIA, na verdade foi só uma ILUSÃO. De saída, disse, ainda em solo peruano, que destinaria U$$ 50 milhões para o FUNDO AMAZÔNIA (que é administrado pelo Governo Federal, através do BNDES, e que para o Estado com a mais preservada floresta do planeta, historicamente, só tem mandado as migalhas, e para as ONGs). “Só conversa fiada”, esses 50 milhões de dólares (em 2023 ele havia anunciado U$$ 500 milhões), para vir para o F.A., precisa de “APROVAÇÃO” do Congresso Americano, cuja maioria, tanto na Câmara como no Senado, e do PARTIDO REPUBLICANO, portanto, controlado por DONALD TRUMP, o futuro presidente americano.
Sabe quando esses dólares americanos chegarão no FUNDO AMAZÔNIA, com TRUMP no poder? No “DIA DE SÃO NUNCA”: pura ilusão, para enganar os menos avisados.
Depois teve um “ENCONTRO COM LIDERANÇAS INDÍGENAS – a foto divulgada mostra três, sendo duas mulheres e um homem. O Amazonas tem uma população indígena de 490.900 irmãos indígenas (Censo 2022), distribuídos em 180 povos e, só em Manaus moram 71.700. Mas, no encontro com BIDEN, pela foto divulgada, só tinham três. Esse encontro também foi, na prática, uma ilusão, sobretudo para as mais de 490 mil indígenas que habitam o Amazonas (ATÉ PORQUE TODOS SABEMOS QUE OS EUA FIZERAM COM OS SEUS ÍNDIOS NO PASSADO).
Finalmente, veio o tema do “CAVALO DE TRÓIA”:
A)
Biden anuncia que 17 de novembro é o “DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO” para o representante de um país que é o maior produtor de petróleo do planeta; que é o maior emissor per capita de gás de efeito estufa do planeta; e que ocupa o 2º lugar – só perde para a China – na poluição atmosférica da terra, soa como o “SAMBA DO CRIOULO DOIDO”.
B)
No encontro, no MUSA, também estava PETER FERNANDEZ (CEO da MOMBAK), lobista transvestido de empresário vendendo “CRÉDITO DE CARBONO”. A venda de Crédito de Carbono, também é mais uma ILUSÃO, pois, na Amazônia Brasileira, mais de 60% das terras são de domínio da União, outra parte aos Estados e Municípios; e ainda, as consideradas terras indígenas, com grandes problemas de ocupação ou grilagem, superposição de títulos, falta de documentação.
De bom mesmo, só teve o sobrevoo ao Encontro das Águas, com vários helicópteros fazendo um barulho que assustou todos os botos que lá estavam; e outro sobrevoo a Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus.
Manaus, 19 de novembro de 2024.
Professor José Melo
Ex-Governador do Estado do Amazonas