25.5 C
Manaus, BR
26 de novembro de 2020
Destaques Mundo

Biden derrota Trump e é eleito presidente dos EUA

O 46º presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden e a vice, Kamala Harris – Foto: Site da Agência Brasil/Empresa Pública de Comunicação

Com maior número de votos da História americana, na tarde deste sábado (7) o democrata Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos e Kamala Harris a primeira mulher, negra e de ascendência asiática a ocupar a vice-presidência. O democrata passou a marca de 270 delegados necessárrios para derrotar o republicano Donald Trump que temia se tornar o primeiro presidente a não ser reeleito desde George H.W. Bush, em 1992.

Em suas redes sociais, Joe Biden agradeceu aos eleitores e declarou que governará para todos, sem distinção de quem votou nele ou não. “América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”, declarou no Twitter.

Até a manhã deste sábado, faltavam apenas 6 votos no colégio eleitoral para que a vitória de Biden se consagrasse. Com a vitória confirmada na Pensilvânia, o democrata alcançou o número de 290 delegados – passando a marca dos 270 que eram necessários.

Após a imprensa americana declarar Biden como presidente eleito, assessores e advogados de Trump se pronunciaram dizendo que a eleição ainda não acabou e que houve fraude eleitoral. Durante o pronunciamento, os advogados ressaltaram que vão pedir a recontagem dos votos a partir de segunda-feira (9).

Trump alega que as votações estão sendo roubadas e declara que entrará com ações na Justiça. “Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, disse o atual presidente que, inclusive, pediu interferência em um caso pendente na Suprema Corte dos EUA sobre a Pensilvânia tentando impedir que o estado conte votos que cheguem depois da eleição.

Após a saída de Barack Obama, a vitória de Biden representa o retorno de um democrata à Casa Branca. Biden foi seu vice-presidente.

Quem é Kamala Harris?

KAMALA HARRIS
Foto: Convenção Nacional Democrata/Pool/Reuters

Kamala Harris entra para a história como a primeira mulher, negra e de ascendência asiática a ocupar um cargo na presidência dos Estados Unidos e a terceira na história do país a ser indicada ao cargo. Filha de pais imigrantes (sua mãe é indiana-americana e seu pai é jamaicano), é conhecida por ser precursoras nos cargos em que ocupa: foi a primeira procuradora-geral da Califórnia e uma das primeiras mulheres negras no Senado.

Suas principais propostas apresentadas nos debates presidenciais foram o aumento do salário para US$ 15/hora trabalhada, o aumento de impostos em Wall Street e o corte de impostos para a classe média. Kamala defende o aborto e a legalização da maconha como um auxílio no controle do tráfico.

Foto da capa: Kevin Lamarque/Reuters

Publicações Relacionadas

Em Urucará criança é atingida nos olhos por anzol de pesca

Flavia da Hora

Brasil deseja criar novas oportunidades com a China, diz chanceler

Redacao

São Paulo adia carnaval e cancela Parada LGBTQI+ e Marcha Para Jesus

Francisco Araujo

Deixe um comentário

WhatsApp chat