O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse acreditar que poderia ter vencido a reeleição contra o ex-presidente Donald Trump em novembro do ano passado, mas revelou suas dúvidas sobre o estado de sua saúde daqui alguns anos. “Quem sabe como estarei quando tiver 86 anos?”, disse Biden, de 82 anos, que encerra seu mandato em 20 de janeiro, quando Trump, de 78, assume o cargo, ao jornal “USA Today”.
Biden se aposentou com relutância da campanha democrata em julho do ano passado, e sua vice-presidente, Kamala Harris, tornou-se candidata do Partido Democrata, que foi derrotada nas urnas em novembro. Agora o presidente diz que ele poderia ter vencido. “É presunçoso dizer isso, mas acho que sim”, disse ele, ao explicar que baseou essa opinião nas pesquisas que analisou.
No entanto, hesitou quando foi questionado sobre o quão “vigoroso” seria em quatro anos. “Não sei”, respondeu o mandatário. Biden também comentou na entrevista que está considerando perdões preventivos para a ex-congressista republicana Liz Cheney, que ajudou a liderar os esforços para o impeachment de Trump, e para o ex-funcionário da área de saúde Anthony Fauci, ambos ameaçados de investigação e processo por Trump.
*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira