A Base Fluvial Arpão  e a Polícia Militar em operação desencadeada nos últimos vinte dias, realizou a prisão de seis membros de uma quadrilha de “piratas do rio”

.

No sábado (13), a operação realizou a última prisão, a do líder do bando criminoso, localizado pela polícia com quatro armas de fogo e quase 140 quilos de drogas.

A operação teve a participação da Companhia de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Batalhão Ambiental, Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIP-Cães) e do 5° Batalhão de Polícia Militar de Coari.


Roney Queiroz de Jesus, o “Chupa”, de 37 anos, suspeito de liderar a quadrilha que praticava roubo nos rios e tráfico de drogas, foi  preso. Roney, atuava na área de Coari até os municípios de Japurá e Jutaí, era considerado o  responsável em toda a extensão destes municípios pelo  tráfico de drogas e diversos outros crimes.

Ele foi preso em Coari, no  bairro do Pera 3, quando os policiais receberam denúncias  que o suspeito estava de posse das armas e drogas em grande quantidade. O suspeito, tem outras passagens policiais com relação a este crime.

Diante da prisão o autor que atende pela alcunha “Chupa” encontrado no endereço citado, foi questionado pelos agentes, sobre drogas e armas que estariam com ele. O suspeito, então encaminhou os agentes até  o material ilícito em um lago próximo de Coari.

“Localizamos a lancha e um saco com 30 tabletes no Paraná do Dururuá, lago do Cupim, onde o Roney Queiroz, o ‘Chupa’, havia comprado um lago no valor de R$ 20 mil”, disse o tenente-coronel Pedro Moreira, comandante do 5° BPM de Coari.

A lancha também era utilizada em roubos nos rios e no transporte de drogas. “Posteriormente, ele nos levou até próximo da comunidade do Igapó Grande, no Lago do Jussara, cerca de 1 hora de distância de Coari, onde foram encontrados mais sacos com drogas e armas”, afirmou o comandante da PM em Coari.

No total a apreensão representa um prejuízo de R$ 1,6 milhão ao crime organizado. Foram apreendidos 138 quilos de maconha do tipo skunk. Os policiais também recolheram com o suspeito uma metralhadora M12, calibre 380, uma pistola Taurus, calibre 380, e duas espingardas calibre 12.

Equipamentos utilizados no deslocamento dos criminosos foram apreendidos, entre eles um telefone satelital, uma lancha de alumínio e dois motores Suzuki 300HP. Roney foi levado à Delegacia de Polícia da Base Arpão, e também todo o produto  apreendido.

Foto: Divulgação/SSP-AM