26 C
Manaus, BR
22 de abril de 2021
Cidades Destaques

Barragem de Jati tem tubulação estourada e 2 mil pessoas são retiradas

A obra teve sua inauguração no dia 26 de Junho pelo presidente Jair Bolsonaro e depois de um dia em que as comportas foram liberadas pelo Ministro do Desenvolvimento Regional liberou as comportas, o acidente onde a tubulação rompeu, aconteceu.

Segundo o governo duas mil pessoas foram retiradas do entorno,neste sábado (22), como precaução para evitar mortes, como foi o caso de Brumadinho. Não há vítimas, pois as pessoas foram levadas para abrigos e casa de parentes. A obra faz parte do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, e fica localizada em Jati no Ceará.

O ministério informou que o rompimento aconteceu no dia (21), mas foi contido, e pela falta de iluminação,havia dificuldades para uma avaliação técnica.

O morador da área José Cândido de Oliveira, 75 anos, aposentado comentou:”A gente saiu de lá porque estava correndo risco, não confiei de ficar lá. A sorte nossa é ter isso aqui (abrigo), se não ‘tava’ na rua. Não deu tempo pegar nada, só os documentos”, afirmou.

Segundo o Coronel do Corpo de Bombeiro Eduardo Holanda, afirmou que está tudo sob controle e não há mais perigo de rompimento.

“Nesse momento a gente já pode passar para a população que a situação está sob controle e que não há risco eminente. A gente vai avaliar ainda a necessidade de retirada daquela comunidade mais próxima à barragem mas sob um caráter absolutamente preventivo. Não tem uma situação crítica no que se refere à segurança do equipamento”, disse o coronel.

O governador do Ceará, Camilo Pitanga, esteve no local para verificar a situação, além do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Fonte https://g1.globo.com/

Publicações Relacionadas

Em uma semana ‘Operação pela Vida’ cumpre medidas com rigor

Jeanne Gade

Maravilhosa: conheça Monique Helena, a ninfa da beleza

Lara Tavares

Tribunal de Justiça do Amazonas divulga resultado final de concurso

Victória Cavalcante

Deixe um comentário

WhatsApp chat