Nos últimos meses, mais de 1.400 ruas na capital amazonense já receberam o serviço de pavimentação asfáltica, por meio do programa “Asfalta Manaus”, realizado pela Prefeitura de Manaus, com a ousada meta de resolver a trafegabilidade de 10 mil ruas em todas as zonas geográficas da cidade.
Entre os bairros beneficiados nesta quinta-feira, 15/9, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) avançam com as obras realizando a recomposição asfáltica da rua B10, no bairro Japiim 2, zona Sul, onde mais de 160 toneladas de massa asfáltica estão previstas para o serviço.
Além dos trabalhadores, muitos equipamentos como retroescavadeiras e fresadoras facilitam o andamento da obra, prevista para ser concluída no próximo fim de semana. Vale ressaltar que no bairro Japiim 2, mais de 24 vias estão totalmente recapeadas, e outras cinco estão na programação da semana.
De acordo com o fiscal da obra, engenheiro Hudson Smith, junto com o pavimento asfáltico, as famílias recebem mais segurança, com a facilidade de acesso de viaturas da polícia, entrada de ambulâncias, coleta de lixos e todos os outros serviços.
“Não é só a questão do asfalto, é a melhoria de vida da comunidade que é beneficiada no geral. Sabemos a importância do programa “Asfalta Manaus”, porém não é apenas melhorar a mobilidade. Entendemos que junto com esse importante serviço, a comunidade ganha mais segurança, mais saúde, mais educação, mais tempo, a acessibilidade facilita todos esses benefícios. Por isso, o prefeito David Almeida e o secretário Renato Júnior têm a sensibilidade ao analisar todas as necessidades dessas comunidades”, conclui Smith.
Para o aposentado Luiz Alberto Neto, morador do bairro, as obras realizadas já trouxeram mais segurança para todos. “Estávamos com muitos problemas por conta da falta de manutenção da via, muitos acidentes em virtude dos buracos, todos reclamavam, dias de chuva eram complicados. Tenho certeza que melhorou para todos, deu um visual novo para nosso bairro, as equipes estão fazendo um ótimo serviço”, disse.
Além do asfalto, as equipes de obras da Seminf, por meio do distrito da zona Sul, trabalham com a desobstrução de bueiros, construções de pontes, recomposição de base e drenagens profundas e superficiais. Os atendimentos são diários seguindo sempre o cronograma de obras.
— — —
Texto – Polyana Brelaz / Seminf