Foto: Divulgação

Autoridades e representantes de órgãos públicos e diversas entidades prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (1º/12), a solenidade de posse da nova presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins dos Santos, realizada no Salão de Espetáculos do Teatro Amazonas.

A conselheira-presidente Yara Lins dos Santos presidirá a Corte de Contas no biênio 2024-2025. Também foram empossados os conselheiros Luis Fabian Barbosa, como vice-presidente, Josué Cláudio Neto, como corregedor-geral, Mario de Mello, como ouvidor, e Júlio Pinheiro, como coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM).

Vindo diretamente do Mato Grosso do Sul, a senadora Soraya Thronicke, prestigiou o evento e destacou as várias competências no aspecto mais humano da presidente empossada, além de evidenciar a dimensão do papel que a conselheira irá cumprir na história da sociedade amazonense.

“Falar da conselheira Yara Lins para mim é fácil, pois estreitamos as relações nos últimos tempos, podendo assim enxergar nela uma mulher de muita fibra, coragem e experiência. Deixando evidente o papel de importância para que outras mulheres um dia possam ocupar altos postos de poder e de tamanha relevância para a sociedade”, afirmou a senadora da bancada do Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke.

Compondo o novo corpo diretivo da Corte de Contas amazonense, o conselheiro Josué Cláudio, discursou sobre a felicidade de poder presenciar o retorno da conselheira Yara Lins à frente da presidência do Tribunal, uma vez que foi presidente no biênio 2017-2018.

“É motivo de grande alegria presenciar, pela segunda vez, a conselheira Yara Lins assumir o cargo de presidente deste Tribunal de Contas. Uma mulher que mais uma vez chegou ao ápice de uma trajetória dentro da Corte e que logo completa 49 anos de funcionalismo público com a marca da competência e dedicação ao setor público, servindo de inspiração para todos nós”, reiterou o conselheiro Josué Cláudio.

O governador do Estado do Amazonas, em exercício, Tadeu de Souza, falou sobre a satisfação de participar da solenidade e deixou suas estimas para a gestão do novo corpo diretivo.

“Participo desta cerimônia de posse do novo corpo diretivo para o biênio 2024-2025, esperando a manutenção e a continuidade das atividades realizadas pelo TCE Amazonas para a população amazonense junto aos seus jurisdicionados. Desde já, desejo que seja uma boa gestão vislumbrando sempre o estreitamento das relações entre os órgãos,” afirmou o governador do Estado do Amazonas, em exercício, Tadeu de Souza.

Representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o corregedor-geral Jomar Ricardo Fernandes felicitou a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, demonstrando orgulho e admiração pela sua carreira e contribuição na administração pública do Estado.

“É com grande satisfação que o Poder Judiciário amazonense recebe essa mulher competente, com uma carreira técnica e histórica de grande relevância para o Estado. Dessa forma parabenizo a conselheira Yara Lins por esse momento e desejo uma administração competente e elogiosa”, dissertou o corregedor-geral da Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo Fernandes.

Ainda marcaram presença o prefeito de Manaus, David Almeida, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Fernanda Cantanhede, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Deputado Roberto Cidade, o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Junior, além do deputado federal Átila Lins, deputado federal Fausto Vieira, e o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Mário Magnífico, assim como o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André de Oliveira, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins.