O que é autoconfiança?
Você acredita ter autoconfiança?
Como saber se você possui autoconfiança ou não?
Autoconfiança é a habilidade de acreditar que você será capaz de realizar o que se propôs a fazer. É acreditar em sua capacidade, você conhece suas competências, enfrenta seus desafios, trabalha seus medos, reconhece em você suas limitações e se capacita diante dos desafios.
Como saber se você tem autoconfiança? É muito simples, você se apresenta confiante diante de uma apresentação, tem segurança no falar, sabe explicar determinadas afirmações sem parecer ser arrogante, espera a vez da outra pessoa falar e quando chega a sua vez expõe o que precisa, sabe expor com classe e clareza.
Se você consegue manter esses comportamentos, então você é sim uma pessoa autoconfiante. Agora, caso não consiga manter esse padrão de confiabilidade, o melhor a fazer é identificar os gatilhos que deixam você inseguro e trabalhar para a mudança de comportamento.
O autoconhecimento pode ser usado como uma abordagem que facilitará o processo para a autoconfiança. A medida que você vai conhecendo suas próprias limitações e seus medos, você terá conhecimento dos gatilhos que proporcionam esse comportamento, pois ter um nível saudável de autoconfiança vai patrocinar a qualidade de vida que todos nós buscamos.
É de fundamental importância identificar os gatilhos que são as situações que podem influenciar para que o comportamento de insegurança aconteça, mas não basta só conhecer os gatilhos, é importante diferenciar comportamentos como medo, insegurança, culpa, ansiedade ou qualquer outro comportamento que pode agir em você como um gatilho que vai paralisar você.
Ao reconhecer os comportamentos restritivos, você consegue também discernir sobre as crenças limitantes. Compreender que muitas vezes essas crenças equivocadas e limitantes que você carrega podem ter sido geradas na sua primeira infância ou um pouco depois.
Muitas vezes os pais, por medo de ver os filhos sofrerem, fazem medos que ficam guardados em nossa memória. Outras vezes, podemos escutar palavras como: “você não é capaz”, “isso não é para você”, entre outras questões que são limitantes.
A insegurança é muito prejudicial para o desenvolvimento profissional, pessoal e social de uma pessoa, envolve até o medo de não ser aceita por um grupo, de não conseguir se sair bem em uma prova, de não ser amado, de não conseguir realizar seus desejos e sonhos, a pessoa vai ficando retraída e muitas vezes preferi ficar em casa para não se expor e encontrar os amigos.
Você precisa entender que ficar em casa, se retraindo, sem fazer enfrentamentos, pode significar não sair da zona de conforto. Não sair da zona de conforto pode parecer ser agradável num primeiro momento, mas será prejudicial a médio prazo. A questão não é sentir medo, mas o que fazer com o medo que você sente?
Alguns passos importantes para treinar a autoconfiança: não fique se comparando com outras pessoas, cuidado com as redes sociais, o que se vê lá pode não ser realidade do cotidiano.
Aprenda a reconhecer os pensamentos persecutórios e pensamentos negativos, ambos são prejudiciais para o seu bem-estar. Se faz necessário que você os questione, tente ter clareza, pense sobre a veracidade deles.
A falta de confiança gera em você muitas dúvidas, e acredite, é normal ter dúvidas, o importante é refletir sobre elas e partir para uma decisão consciente e coerente com o que você está vivendo neste momento.
Pense no que você precisa realizar, foque no momento presente.
O processo de psicoterapia pode ajudar você a entender o que acontece com você e dar o suporte psicológico necessário para você mudar.
Terapia é vida, autoconhecimento é qualidade de vida.
Convido você para conhecer nosso trabalho nas redes sociais.