Foto: Alex Pazuello/Secom

O Governo do Amazonas vai oferecer incentivos para 14 atletas com índices pré-olímpicos, nas modalidades wrestling, lançamento de dardos, arremesso de peso, basquete 3×3, arco e flecha e natação. O objetivo é viabilizar condições de treinamento e preparação para representar o estado nas Olimpíadas de Paris 2024.

O número de beneficiados deve ser ampliado, e os atletas devem contar com uma equipe de nutricionista, fisioterapeuta, além de outros profissionais.

“O que a gente está fazendo é dando a oportunidade para jovens, adolescentes, atletas, crianças que de outra forma não teriam as condições de desenvolver uma atividade como essa. É a oportunidade para eles chegarem a uma competição como as Olimpíadas. Essa é uma experiência única na vida de qualquer cidadão, na vida de qualquer atleta”, disse o governador Wilson Lima.

Uma das promessas do atual ciclo olímpico é Sabrina Gama, de 23 anos, que conta no currículo com cinco títulos brasileiros de wrestling (luta olímpica), sendo duas conquistas do Brasileiro Júnior e três no Brasileiro Sênior. Atualmente, a amazonense é titular da Seleção Brasileira na categoria até 53kg.

“O governo está apoiando e incentivando, algo que antes não tinha, principalmente perto das Olimpíadas. É a minha primeira olimpíada, e vou fazer o possível e o impossível para estar dentro. E agora vou ter mais esforço ainda por causa desse investimento”, disse a atleta.

Outra promessa amazonense é Caio Arcos, da natação, que em 2022 participou do Campeonato Mundial Estudantil Gymnasiade, na França, ocupando o 5º lugar nos 200m costas. Ele também esteve na Copa Pacífico de natação, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O atleta amazonense pratica a modalidade desde os 7 anos de idade. Sob determinação médica, Caio descobriu na natação uma forma de superar problemas pulmonares. Atualmente, o nadador já conquistou 240 medalhas, e o seu maior sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas.

“A gente sabe como é difícil ter recursos para continuar indo paras competições, continuar em forma, continuar em treinamento. É uma grande felicidade ter nossos esforços reconhecidos. É uma ajuda para alcançarmos nossos sonhos”, disse o atleta.

Natural de Nova Olinda do Norte, no Amazonas, a lutadora Ketlen Vieira, de 31 anos, é a primeira amazonense a chegar ao UFC. Ela também foi contemplada com incentivo por meio do Governo do Amazonas.

“Sem ajuda nenhuma, a gente já tinha diversos nomes levando o esporte amazonense ao topo, então eu acredito que, com esse incentivo, muito mais atletas vão se destacar no cenário, não só nacional, mas mundial. É muito difícil chegar ao UFC, e é mais difícil ainda você se manter lá, e agora o Governo do Amazonas vai estar dando todo suporte”, afirmou a lutadora.

Investimentos
No total, um pacote de mais de R$ 8 milhões em investimentos já foi anunciado pelo governador Wilson Lima para incentivar atletas e práticas esportivas entre crianças e jovens.

O planejamento inclui o pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022, lançamento dos projetos Amazonas nas Olimpíadas de Paris e Formando Campeões, e a ampliação do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior, o +Pelci.

“Nós vamos ampliar em 50% o Pelci. Hoje nós temos 32 bases aqui em Manaus e seis núcleos no interior do estado. Agora, não vamos colocar mais mil atletas na Vila Olímpica e mais 4 mil em todas nossas bases que já foram reformadas”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

com informações da Agência Amazonas*