Atendimento para reserva de vagas para novos alunos na rede pública de ensino inicia no Amazonas

rede pública
Foto: Fernanda Lopes/Amazônia Press

Teve início nesta sexta-feira (17) a matrícula de novos alunos nas redes municipal e estadual de ensino. Após as reservas de vagas feitas pela internet, é necessário que os responsáveis levem a documentação na escola para que a matrícula seja efetivada. As reservas acontecem até a segunda-feira (20) e a entrega de documentos até a quinta-feira (23) para quem fizer o procedimento no último dia.

Foram realizadas 38.730 reservas de vagas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Médio, incluindo as modalidades Integral e Militar. De acordo com a coordenadora de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, as reservas podem ser feitas em qualquer escola e que, sem a entrega de documentos, não há efetivação da matrícula, e a vaga é perdida.

“Após solicitar a reserva de vaga online ou presencial, o aluno tem até três dias úteis para comparecer à escola escolhida e confirmar a matrícula. Essa matrícula tem se dado de maneira regular, as escolas maiores têm um fluxo maior de atendimento, mas a própria escola faz a organização dividindo os alunos por série e colocando mais gente para efetivar essa confirmação de matrícula. Após três dias, a vaga volta a ser disponibilizada, e o aluno perde a vaga”, ressaltou.

Com mais de 10 mil reservas realizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a modalidade de ensino mais procurada foi a Educação Infantil. Mesmo com toda essa procura, ainda existem vagas nos CMEIs, afirma o subsecretário de Administração e Finanças (SAF) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Thiago Sarubi.

“Mesmo com esse total de reserva, a Semed ainda tem vaga disponível para Educação Infantil. Pode não ser na unidade de ensino na qual o pai deseja, mas a vaga existe. É importante que os pais garantam a vaga do seu filho e, em outra oportunidade e aparecendo disponibilidade, eles solicitem uma transferência”, disse.

Para esse ano, foram disponibilizadas mais de 220 mil vagas, 151.641 para a rede estadual e 68.850 para a municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here