O descaso na saúde no Amazonas na administração do governador Wilson Lima tem se tornado a pauta diária da oposição na Assembleia Legislativa (Aleam), como o deputado Daniel Almeida (Avante), que usou o pequeno expediente desta segunda-feira (04), para cobrar insumos básicos nos principais hospitais do estado. “As pessoas estão morrendo”, afirmou o deputado ao expor os salários atrasados dos profissionais e a falta de compromisso do governador.
Segundo o deputado, Wilson Lima é o principal culpado da decadência na qualidade e funcionamento de hospitais como o 28 de Agosto, que atende urgência e emergência, e recebe pacientes de todo o Amazonas.
“Não podemos permitir que o governo deixe a saúde do estado decair tanto, ficar tão degradada, os profissionais ficarem em situação difícil, porque não são os profissionais da saúde os culpados, existe apenas um culpado, que é o administrador público estadual, que nós elegemos e infelizmente não está correspondendo que é o senhor Wilson Lima”, pontuou Almeida.
Em seguida, o deputado do Avante alertou para dois problemas: a falta de profissionais que poderiam ser contratados para agilizar o atendimento nos hospitais e os salários atrasados dos trabalhadores.
“Fui visitar o Hospital 28 de Agosto, e os profissionais são excelentes, são pessoas dedicadas, são trabalhadores que cuidam, que fazem de tudo para aquilo funcionar. Mesmo com déficit de maqueiros, de pessoas da limpeza que não têm dinheiro para ir trabalhar porque não recebem das empresas, isso é um absurdo”, declarou.
Ainda sobre a visita, Daniel afirmou que conversou com a diretora da unidade que chegou a pedir uma emenda parlamentar para conseguir comprar insumos e garantir o funcionamento do Hospital 28 de Agosto.
“O Governo do Estado não envia dinheiro, não envia verba para comprar os insumos básicos, como, por exemplo, luvas, gaze para aquele hospital. Mas nós estamos fazendo a nossa parte e vamos continuar cobrando”, afirmou.
A situação alarmante da saúde no Amazonas não para por aí. Conforme o deputado, é notório que na administração de Wilson Lima não há uma preocupação em reformar os hospitais ou sequer pagar as contas de energia nas unidades. Para o parlamentar, o tamanho do descaso chega a gerar mortes que poderiam ser evitadas.
“O Hospital 28 de Agosto, em seis anos em que o governador Wilson Lima está na administração pública, não teve uma reforma, não teve a compra de um leito novo, uma pintura, um aparelho novo, e as pessoas estão morrendo, nem a conta de luz está se pagando, infelizmente, nós vimos num passado bem próximo pessoas sendo removidas da UTI porque faltou energia, e até o gerador não tinha combustível para gerar energia”, destacou o deputado.
A equipe de jornalismo do portal de notícias Amazônia Press entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo do Amazonas e a Secretaria de Saúde (SES-AM), mas até o momento da publicação desta matéria não obtivemos resposta.
Ver essa foto no Instagram