Contratado em abril, Artur Jorge é um dos responsáveis por levar o Botafogo à primeira final de Libertadores na história do clube carioca. Caso o Glorioso conquiste a Copa, o treinador entrará para uma seleta lista de portugueses campeões da América.
O adversário do Botafogo será o Atlético, que eliminou o River Plate-ARG. A decisão da Libertadores acontecerá em 30 de novembro, no Estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.
Leia Mais
Botafogo é finalista da Libertadores pela primeira vez; relembre brasileiros
Atlético-MG e Botafogo farão sexta final brasileira da Libertadores; relembre
Botafogo perde para o Peñarol, mas avança à final da Libertadores
Os portugueses campeões da América
Até 2019, nenhum português havia vencido a Libertadores. O primeiro foi Jorge Jesus, campeão pelo Flamengo, em cima do River Plate-ARG, na primeira final única da Copa, em Lima, no Peru.
Em 2020 e 2021, Abel Ferreira comandou o Palmeiras nos títulos da Libertadores. As decisões foram contra Santos e Flamengo, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Montevidéu, no Uruguai.
Antes dos portugueses, Mirko Jozić, nascido na Iugoslávia em 1940, era o único treinador sem ser sul-americano que havia conquistado a Libertadores. Foi em 1991 pelo Colo-Colo, do Chile.
A campanha dos finalistas
Para chegar à final, o Atlético, líder do Grupo G, eliminou San Lorenzo-ARG, Fluminense e River Plate-ARG no mata-mata. Em sua segunda decisão, o Galo busca o Bi da América em 2024.
O Botafogo iniciou a Copa nas fases preliminares, passando por Aurora-BOL e Bragantino. Segundo lugar do Grupo D, passou por Palmeiras, São Paulo e Peñarol-URU nas eliminatórias. O Glorioso está na final da Libertadores pela primeira vez.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Artur Jorge tenta entrar em seleta lista de portugueses campeões da Libertadores no site CNN Brasil.