Artistas do Amazonas fazem show na Semana Internacional de Música de São Paulo

Artistas do Amazonas
Foto: Helena Farias

Os cantores Bel Martine, Gabi Farias, Bruno Rodriguez, Lviza, Egda Carolyn e o guitarrista João Felipe, desembarcaram na capital Paulista para a Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo). O grupo de músicos amazonenses faz parte do FreeSom, projeto selecionado para a programação oficial da SIM.

A SIM São Paulo acontece de 05 a 08 de dezembro com uma extensa lista de apresentações artísticas e workshops. Fazendo parte da programação oficial do evento, no dia 07 de dezembro, às 20h, no Cabaret da Cecília, em São Paulo, o grupo do FreeSom estará no palco mostrando que o Amazonas sabe fazer música.

Em um formato de apresentação da SIM, os artistas manauaras estarão em dois momentos, o duo de mulheres Icamiabas (Nome dado pela organização do evento), formado pelo encontro das artistas, Bel Martine e Gabi Farias, traz para o show uma musicalidade que levanta a urgência de ressignificação e preservação da identidade amazônica. No segundo momento o trio Êmulo, formado pela junção dos cantores Egda Carolyn, Lviza e Bruno Rodriguez, apresenta a contemporaneidade urbana presente no coração da Amazônia, revelando novos cenários de um Brasil profundo.

Para a cantora com mais anos de estrada da turma, Bel Martine, o sentimento é de profunda alegria e gratidão. “Vejo que o cenário manauara está crescendo, estamos gravando músicas e produzindo clipes a nível nacional. O Freesom vem para reafirmar isso, oportunizando networking e estratégias de Music business para os artistas. Essas ferramentas são fundamentais para artistas independentes”, destaca Bel.

Os cantores Bruno Rodriguez, Egda Carolyn e Lviza destacaram que a experiência é única e a troca de conhecimento servirá para o aprendizado na carreira. “É a primeira vez que eu participo de uma experiência como essa, com um projeto que me proporciona estar ao lado de artistas maravilhosos”, reforçou Bruno Rodriguez; “É uma das melhores coisas para a carreira de todo mundo que está envolvido no projeto”, comemorou Egda Carolyn; “Estamos em São Paulo para mostrar que os artistas manauaras também são bons” disse Lviza.

Cantora e professora de música, Gabi Farias, lançou recentemente seu EP e também faz parte do FreeSom, a artista destacou que este é um momento de realização. “O meu maior sentimento diante de tudo o que vem acontecendo é de realização, pois participar da maior Feira da América Latina de Música é algo que na minha cabeça estava um pouco distante de acontecer e quando percebi já estava aqui com artistas extremamente talentosos e competentes”, disse.

Entre o time de cantores o guitarrista do grupo, João Ferreira, falou sobre a alegria de representar o estado no contexto musical. “Estamos aqui com a missão de colocar o Amazonas no mapa da arte do Brasil, de mostrar que em Manaus nós temos uma cena forte e que vem crescendo. Nós temos muito potencial”, finalizou.

O Projeto

O FreeSom é um projeto sociocultural que promove um intercâmbio artístico norte-sudeste e que tem a música como ferramenta de transformação. De julho a setembro foram realizados com o projeto, em Manaus, cerca de 12 shows, 3 deles com participações nacionais, Rodrigo Alarcon, Ekena e Preta Leveza (Bia Ferreira e Doralyce).

Idealizado pela produtora cultural Ana Portela, o projeto tem a responsabilidade social de contribuir para um melhor futuro ao incentivar diálogos e pensamentos favoráveis ao mundo como ele é por meio da arte.

Assinando a produção artística do Freesom, Audiane Arruda também acompanha o grupo em mais essa etapa do projeto: “ Tem sido incrível está junto de tantas pessoas talentosas e poder escrever junto a elas uma nova página na história da Cultura do Estado do Amazonas”, comentou ela.

Show Livre

E o grupo manauara ainda encerra sua passagem pela capital paulista em grande estilo. Os artistas do FreeSom estarão no Show Livre, um programa que produz e transmite ao vivo conteúdo audiovisual para projeção e documentação da música autoral brasileira.

Ambas as apresentações que acontecem em São Paulo têm produção musical assinada pelo artista e produtor Viktor Judah, reforçando a ideia central do Freesom que é a mobilização coletiva em prol da cultura como ferramenta.

No dia 9 de dezembro, às 13h, o Amazonas conseguirá acompanhar ao vivo as apresentações musicais e entrevistas com artistas locais pelos seguintes canais: site; pelo youtube.com; e pelo facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here