30.9 C
Manaus, BR
19 de outubro de 2020
Destaques Mundo

Arcebispo do Vaticano defende restabelecimento de justiça aos povos indígenas no mundo em tempos de pandemia

De acordo com a revista Cenarium e com informações da Vaticano News, o Arcebispo Ivan Jurkovič, Observador Permanente da Santa Sé, faz um apelo junto à Organização das Nações Unidas (ONU) durante a 45ª sessão do Conselho para os Direitos Humanos, em Genebra. Ele disse para “Restabelecer a justiça dos povos indígenas, entre os mais afetados pela pandemia do Covid-19“.

“Em muitas partes do mundo continuam a ser violados os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos povos indígenas, também por causa do acesso inadequado à justiça e à educação, dos deslocamentos causados ​​pelas guerras ou desastres naturais, das prisões arbitrárias de lideranças indígenas e da violação de seu direito à autodeterminação nos territórios”, falou o Arcebispo Jurkovič.

Ele também expressou preocupação da Santa Sé sobre o “impacto desproporcionado” que a pandemia do coronavírus teve e continua a possuir entre as comunidades indígenas. Para o Arcebispo Jurkovič, estes povos “representam 6% da população mundial e vivem com os mais altos níveis de pobreza”, que os torna ainda mais frágeis ​​diante da emergência sanitária mundial.

“A falta de acesso aos medicamentos e o aumento da insegurança alimentar e hídrica, por causa das restrições à liberdade de movimento, agravaram ainda mais o contágio da pandemia entre as populações indígenas. Além disso, a sua maioria, sobretudo mulheres, trabalha na economia informal, um setor que, durante a pandemia, foi duramente atingido”, Dom Jurkovič deu ênfase.

O Observador da Santa Sé referiu também a que “os povos indígenas salvaguardam 80% da biodiversidade mundial, contribuindo, de modo significativo, para a integridade ecológica global”. Para os indígenas, disse o Arcebispo, de fato, “a terra não é objeto de comércio, mas um dom de Deus, um espaço sagrado do qual cuidam e com o qual interagem”.

Fonte: Revista Cenarium.

Publicações Relacionadas

Novos carros no Japão terão de rodar com menos combustível em 2031

Redacao

Lucas Guimarães e Carlinhos Maia planejam filhos: “Um adotado e outro por inseminação”

Redacao

Cássio Remis, candidato a vereador, assassinado a tiros após uma live.

Jeanne Gade

Deixe um comentário

WhatsApp chat