Nesta segunda-feira (05), teve início a partir das 15h00, a apuração do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus, que desfilaram na Avenida do Samba, no Sambódromo, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da cidade, no último sábado (03).
Segundo balanço da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa-Am), 59.752 mil pessoas compareceram para ver o desfile. O presidente da Liesa-Am, Roberto Simonetti, avalia positivamente o desfile deste ano e fala em superação, tendo em vista os últimos quatro anos.
“Isso já é muito positivo. Posso dizer com toda certeza que superamos os quatro últimos anos de carnaval em número de público. Espero que em 2025 esse carnaval exploda, essa é a nossa intenção e esse é o nosso sentimento. Foi positivo o nosso carnaval”, disse o presidente.
Para o ano que vem, a realização do desfile uma semana após o sábado gordo de carnaval deve ser mantida. “Quando o saldo é positivo e supera todas as expectativas e ansiedades, não tem o que conversar. Foi positivo, deu certo. E devemos continuar sim”, disse Simonetti.
Presidentes das agremiações argumentaram a demora na saída do recurso para as escolas, o que causou prejuízo na confecção de fantasias e acabamento de alegorias. Simonetti explicou que não foi diferente dos outros anos, onde em gestões passadas os recursos saíram depois do desfile.
“Não lembro de ter no nosso Carnaval um ano que tenha saído com bastante antecedência. Nós tivemos governos passados que passaram o recurso depois do Carnaval. Digo isso porque em 2014 eu era presidente da Balaku Baku e recebi 15 dias depois”, frisou o presidente da Liesa-Am.
O ideal seria o recurso sair bem antes da realização do desfile, de acordo com Simonetti. “Lógico, que se o recurso sai mais cedo as escolas fazem um desfile mais bonito. Acho que o recurso tem que sair 60 a 90 dias antes para dar tempo para as escolas fazerem o desfile como gostariam”, acrescentou o gestor.
Em balanço da Liesa-Am, o carnaval deste ano não teve qualquer ocorrência. Simonetti ainda ressaltou o compromisso do governador Wilson Lima com a cultura do Estado. “Está no quinto ano o governador Wilson Lima e ele não tem medido esforços para ajudar o Carnaval e a cultura em geral”, finalizou.
Marcos Apolo Muniz, secretário de cultura do estado do Amazonas, acredita que ano que vem o carnaval será ainda maior. “A gente fica na expectativa do próximo carnaval que, sem dúvida, será maior que esse se depender das escolas de samba e do próprio governo Wilson Lima”, disse.
A temporada bovina com os ensaios dos bumbás será realizado no Sambódromo com início na segunda quinzena de
Março. “Estamos alinhando com os organizadores com o MAG e o Movimento Marujada, para iniciar na data que sempre a gente começa em meados de março e seguir até junho já com o pontapé para Parintins”, adiantou Muniz.
* Com informações do A Crítica