Após uma matéria do portal Amazônia Press, trazer a denúncia de que mães e recém-nascidos estavam no calor na maternidade Balbina Mestrinho, no bairro Praça 14, a Secretária Estadual de Saúde (SES-AM), se manifestou sobre o caso.
Na denúncia, foi informado que ar-condicionados foram retirados da enfermaria por volta das 15h da quarta-feira (7) e até às 13h da quinta-feira (8), ainda não teriam sido realocados.
Em nota a este portal, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) negou que houve a demora e disse que a limpeza nos ar-condicionados durou cerca de 40 minutos apenas. Porém, o fato foi desmentido por mães e acompanhantes que mandaram um vídeo na quinta-feira mostrando que, para diminuir o calor, as mães abriram as janelas e até usam tampas de marmitas como abanadores para amenizar a situação.
Em um dos vídeos enviados a está reportagem, é possível ver que ele foi gravado na noite da quarta-feira (7), após os Ar-condicionados serem retirados da enfermaria. Logo após, outro vídeo gravado pela tarde da quinta-feira (8) mostra as pacientes no calor.
O fato só escancara a negligência e falta de preparo e descaso do governo Wilson Lima (UB) como governador do Amazonas.
Veja vídeo