Foto: Reprodução

O Rio Negro, que recentemente enfrentou uma seca histórica, começou o processo de cheia em Manaus, de acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB), antigo CPRM.

Na última sexta-feira (24), o SGB confirmou que o processo de cheia teve início, quando a cota do Rio Negro atingiu 13,65 metros. Após oscilações entre subidas e descidas, o rio atingiu a estabilidade em 17 de novembro, marcando 12,96 metros. Desde então, as águas estão subindo de forma contínua. Na segunda-feira (27), o Rio Negro ultrapassou os 14 metros e, nesta terça-feira (28), registra uma cota de 14,25 metros.

“Na última semana, o Rio Negro apresentou pequenas descidas em São Gabriel da Cachoeira, mas manteve as subidas em Tapuruquara (Santa Isabel do Rio Negro) e Barcelos. Em Manaus, registrou o início do processo de cheia”, informou o SGB.

A seca histórica atingiu o Rio Negro em 16 de outubro de 2023, quando atingiu 13,59 metros. As águas continuaram baixando até ficarem abaixo dos 13 metros pela primeira vez em 121 anos.

Durante a seca, o Rio Negro se afastou da cidade, afetando especialmente o Centro e a Zona Oeste de Manaus. Na Zona Leste, dois lagos secaram completamente. A navegação também foi impactada a partir de setembro, mas com a subida do rio, os navios retomaram a rota na semana passada.

AM Post