Um apagão nacional de energia afetou bairros de Manaus e municípios do Amazonas ficaram sem energia elétrica nesta terça-feira (15). O blecaute ocorreu às 7h32, causando congestionamentos e afetando o comércio local. O desligamento da energia também afetou o fornecimento de água em Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.
Estados como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins foram afetados pelo desligamento. Apenas o estado de Roraima não foi afetado, por não ser conectado ao Sistema Interligado Nacional (SNI).
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga. Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
O Ministério de Minas e Energia (MME) emitiu uma nota em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informando que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
“No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”, frisou.
Por meio de nota, a Amazonas Energia informou que, às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. Agora, a concessionária já normalizou cerca de 50% da carga para o período do dia através de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina.
“O linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema – ONS. As cidades de Parintins e Itacoatiara conectadas ao SIN estão sem energia. As cidades de Manacapuru, Iranduba e Figueiredo estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas”, diz a nota.
Em nota, a Águas de Manaus afirmou que “todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital”. A Águas de Manaus reforçou ainda que está com equipes mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.
A concessionária ressaltou ainda que depois que a energia for restabelecida, o fornecimento de água será recuperado em até 24 horas em toda a capital.
“Todas as regiões da cidade podem apresentar oscilações no abastecimento de água durante a terça-feira. A previsão é que, após energia ser restabelecida, o serviço de água na cidade entre em normalização gradativa e seja completamente recuperado em até 24 horas”, informou.