Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM

ANDANDO EM AMOR – DEUS – 22/11/2015

Romanos 5:8

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

INTRODUÇÃO – Muito falamos no amor de Deus por nós e às vezes até falamos no nosso amor por ele. Porém, será que sabemos a dimensão, a grandiosidade e a nobreza que é o amor de Deus?

Como falamos no sermão de domingo passado, é difícil entendermos este amor, uma vez que achamos que o amor é um sentimento e até fatiamos este amor, de acordo com a nossa conveniência.

O amor de Deus é mais abrangente, é puro, perfeito, inigualável, insondável. Mas é justamente este amor que ele quer que entendamos, que tenhamos e que vivamos.

No versículo de abertura deste sermão, o escritor da carta aos Romanos diz que Deus prova o seu amor por nós. Ele não faz uma declaração de amor, não fala, não escreve; ele prova o seu amor.

E é isso que ele quer que façamos. Deus quer a nossa demonstração de amor, a nossa prova de amor, o nosso exercício de amor. Para isso, temos que primeiro aprender o que realmente é o amor.

Vejamos:

PRIMEIRA PARTE – Eis a vontade do Senhor — “Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento” e à fé salvadora que há em Cristo Jesus (ver II Pedro 3:9).

Como já dissemos, não conseguimos medir, dimensionar o tamanho, a profundidade e a dimensão do amor de Deus por nós. Foi assim com Adão e Eva no Paraíso. O casal tinha, além de toda a extensão do Jardim, com tudo o que nele havia, como bônus tinha também a presença diária de Deus, que vinha somente para conversar.

Enquanto nos esforçamos ao máximo para ouvirmos a voz de Deus, para sentir a sua presença e saber qual a sua vontade para a nossa vida, no Éden, era Deus que procurava o homem. E mesmo cercado de demonstrações de amor, o homem caiu, pecou, desobedeceu.

Desde a expulsão do homem da sua presença, Deus tem trabalhado num plano para restaurar esta comunhão, esta intimidade.

O plano da salvação arquitetado por Deus é bem mais abrangente que nos livrar da condenação eterna. Deus busca a reconciliação. Ele nos quer de volta. Ele quer ter intimidade conosco.

SEGUNDA PARTE – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Marcos 12:30,31

Notem que o amor vai além das doutrinas, dos dogmas, das diferenças denominacionais. A Bíblia não pede para pararmos de fazer isto ou aquilo; a Bíblia pede que amemos a Deus. E como ela sugere que amemos?

DE TODO CORAÇÃO – Motivação

Somos movidos a motivações. Precisamos sempre de um empurrãozinho. A prova disso é que está cada vez mais em alta os livros de auto ajuda, que alimentam as nossas vontades e nos mantém focados nos resultados.

A igreja moderna perdeu a real motivação de amar ao Senhor. Nossos interesses não são comuns aos interesses de Deus. Enquanto ele quer a reconciliação, nós queremos bens materiais e pedidos de toda a sorte e qualidade.

Muitas vezes somos flagrados sugerindo a Deus o que ele deve ou não deve fazer, ao invés de querermos conhecer qual a sua boa, perfeita vontade para a nossa vida.

DE TODA ALMA – Sentimento

Ainda precisamos de uma profunda limpeza, de uma profunda desintoxicação. Insistimos em guardar muita coisa que não presta na nossa alma. São sentimentos de inveja, rancor, ódio, até de incredulidade quanto ao que Deus pode ou não fazer na nossa vida.

Quantas vezes nos fragilizamos até com palavras vinda do púlpito? São palavras que deveriam trazer incentivo, deveriam nos encorajar. Mas como estamos com a alma sensível, ficamos feridos, doloridos, entristecidos e pensamos logo em desistir.

DE TODO ENTENDIMENTO – Conhecimento

Precisamos buscar aprender mais sobre o amor de Deus e seu plano da salvação. Com o conhecimento raso, ficamos vulneráveis a qualquer falso ensinamento, que certamente vai nos trazer prejuízos irreparáveis.

Lembre-se que Jesus declarou: Meu povo perece por falta de conhecimento.

TODAS AS FORÇAS – Esforço

Precisamos nos esforçar mais. Alguns ensinadores interpretam mal o que está escrito, quando diz que Deus não quer sacrifício: I Samuel 15: 22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor?

A sacrifício aqui relatado por Samuel fala do holocausto de animais para o altar. O sacrifício que fazemos hoje é o da nossa própria carne. Somos preguiçosos por natureza e temos a mania de deixar tudo para depois e ainda fazer pela metade.

O primeiro esforço que precisamos fazer é o da carne. Há uma luta invisível mais real e notória, que tenta nos impedir que vejamos as coisas com os olhos espirituais e possamos viver como seres espirituais na sua plenitude.

Precisamos identificar quais as nossas fraquezas e transformá-las em combustível para a nossa fé, que é a perseverança.

Em segundo lugar vem o nosso tempo, como um grande vilão da nossa relação com Deus. Trabalhamos, estudamos, cuidamos da família, da casa, da igreja e com isso não nos sobra tempo suficiente para a nossa comunhão com Deus.

Não significa quantidade de tempo e sim qualidade de tempo. Se não temos tempo para lermos um livro da Bíblia, leiamos um capítulo. Se não temos tempo para longas orações, façamos pelo menos uma declaração de amor.

TERCEIRA PARTE – SE DEUS PROVA O SEU AMOR POR NÓS, TEMOS QUE PROVAR O NOSSO AMOR POR ELE.

Marcos 12:31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Da mesma forma que Deus prova o seu amor por nós dando o seu único filho para morrer numa cruz, nós temos que provar o nosso amor por ele, dando a nossa própria vida ao nosso próximo.

Mas eu gostaria que você se aprofundasse mais neste assunto pensando aqui comigo: Se Deus me amou tanto a ponto de dar o seu único filho para morrer em meu lugar, deduzimos, pela nossa ótica humana, tosca, vulgar, medíocre e ínfima do que seja o amor, que Deus me ama tanto quanto ama o seu único filho e é capaz de um ato extremado para chamar a minha atenção e provar o seu amor por mim.

CONCLUSÃO – Tudo que Deus quer e espera de cada um de nós é que o amemos.

E, se o pecado nos expulsou de sua presença e nos deturpou o verdadeiro significado do amor, tudo que precisamos fazer é buscar amá-lo.

I João 3:18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da Igreja Batista Bíblica de Flores – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM.