Foto: reprodução/redes sociais

Na corrida eleitoral, as intenções de voto para o cargo de governador do Amazonas estão empatadas em 30% entre o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) e o atual gestor e candidato à reeleição Wilson Lima (União Brasil). É o que aponta a pesquisa eleitoral do Instituto Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta quarta-feira (24) e encomendada pela Rede Amazônica. Os números aparecem na sondagem estimulada, que é quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado. Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado do Amazonas.

Na sequência, aparece o senador Eduardo Braga (MDB) com 16% das intenções de voto. O candidato Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece nas intenções com 5%, Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira empatam no quinto lugar com 2%, Nair Blair (AGIR) foi escolhida por 1% dos entrevistados e Israel Tuyuka (PSOL) não pontuou.

Já na pesquisa espontânea, que é quando a lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado, o atual governador Wilson Lima aparece na corrida eleitoral seis pontos à frente de Amazonino. Wilson alcança o primeiro lugar com 25% contra os 19% de Amazonino. Considerando a margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente. Eduardo Braga (MDB) aparece em terceiro lugar com 15%, Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 2%, Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira empatam com 1%. O candidato Israel Tuyuka (PSOL) não pontuou e a candidata Nair Blair (AGIR) não foi citada pelos entrevistados.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto em 20 cidades amazonenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM- 06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-09878/2022.