Um empreendedor apaixonado pela Amazônia. Esse é Danniel Pinheiro, o manauara que entrou na lista da Forbes Under 30. Mestre em biologia e doutorando em biotecnologia, o CEO da Biozer (startup amazonense referência em bioeconomia) se destaca entre outras jovens personalidades que também foram sucesso no ano de 2022, como o streamer Casimiro, a atriz e empresária Marina Ruy Barbosa e a influenciadora digital Virginia Fonseca. O jovem de 29 anos é um dos representantes na categoria Indústria e Empreendedorismo.
Em entrevista ao VIDA, Danniel conta como ficou sabendo da notícia e sobre o sentimento em receber essa honraria. “Me ligaram para confirmar a indicação para o Forbes Under 30”, recorda.
“Recebo essa notícia com muito orgulho e gratidão a todas as pessoas que fizeram e fazem isso acontecer: minha família, sócios, colaboradores, e todas que diretamente ou indiretamente contribuem com o ecossistema”, completa o empreendedor.
Mas quais seriam os critérios avaliados para fazer parte da cobiçada lista? De acordo com a Forbes, “cada candidato foi avaliado segundo métricas e critérios objetivos e subjetivos, como o faturamento, valor de mercado, aportes recebidos, alcance (número de clientes, de beneficiados ou de seguidores nas redes sociais, conforme a categoria), impacto (na respectiva cadeia ou na sociedade), criatividade, ineditismo, disrupção e relevância, entre outros”.
O perfil de Danniel é destacado na lista, bem como as informações sobre a Biozer e os tipos de produtos locais utilizados na composição dos cosméticos e medicamentos fitoterápicos, como o extrato de açaí e óleos de copaíba. O texto cita ainda o faturamento da startup, “que tem certificação de boas práticas pela Anvisa e certificação Halal, para o mercado muçulmano, aproxima-se de R$ 1 milhão por ano”.
Trajetória de sucesso
Filho do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dr. Cleomir Pinheiro, Danniel inicia sua trajetória aos 14 anos, na pesquisa acadêmica, seguindo até o mestrado em biotecnologia.
“No entanto, observava todo o potencial científico e tecnológico ficar preso nas prateleiras, como várias pesquisas de ponta que meu pai desenvolveu. Junto com meu sócio Domingos Amaral (gaúcho) iniciamos a quebra desse paradigma e criamos a ‘Simbioze Amazônica’ em 2017, com o objetivo de levar saúde e bem-estar para as pessoas, através de ativos amazônicos”, diz ele.
O jovem ressalta que ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), vegano, orgânico e natural foram tendências que o Amaral trouxe em sua longa bagagem de indústria, agora aplicando em sua marca. “A Simbioze é a marca de cosméticos nativa da Amazônia, em todos os pontos de contato”, enfatiza Pinheiro.
Projetos
Para Daniel, 2022 foi um ano totalmente desafiador, com muitos obstáculos e de muito aprendizado. “No entanto, um ano de muitas vitórias, acontecimentos positivos na vida pessoal e profissional. Gratidão, 2022. Me sinto mais forte e preparado para essa longa jornada que é empreender”, diz ele, que já possui muitos planos para 2023. “Otimizar os processos de gestão e fabricação, expansão da Simbioze amazônica (implantação de SPAs), iniciar os outros segmentos complementares e muitas, muitas vendas”, conclui.