O Amazonas venceu o Manauara por 1 a 0, neste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, e conquistou o título inédito do Campeonato Amazonense 2023. O gol decisivo da conquista da Onça-pintada foi marcado por Luan, já na segunda etapa.
Fundado em 2019 e campeão da Série B no mesmo ano, o Amazonas chega ao seu primeiro título do Barezão com apenas três anos de fundação. Em 2022, o clube alcançou também o inédito acesso à Série C do Brasileiro.
A partida começou muito estudada. Mas, aos poucos, o Amazonas passou a ter um domínio, pelo menos, das ações. A equipe não chegou a ter chances claras, mas controlou as ações, pelo menos até aos 20 minutos. A equipe chegou a marcar um gol com Alison, em cobrança de falta, mas com a ajuda do VAR, foi anulado.
Já o Manauara aguardou as ações do rival e tinha a opção de contra-atacar. No entanto, pouco conseguiu produzir no ataque. A partida melhorou a partir do tempo técnico, aos 31 minutos. O Manauara teve pelo menos duas chances de fora da área, mas faltou caprichar. Já o Amazonas teve uma chance com Miliano pela esquerda, mas faltou acertar o pé também no momento da finalização.
Na segunda etapa, o Amazonas foi para cima e abriu o placar aos 26 minutos. Rafael Tavares lançou para Ruan pela direita, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Luan Santos, que chegou e se antecipou à zaga e ao goleiro Deijair para abrir o placar: 1 a 0 para a Onça Pintada.
O Manauara foi para a pressão, tentou vencer de todas as formas, mas Ítalo, já nos acréscimos, acabou sendo expulso, facilitando a situação para o Amazonas. Assim, a Onça Pintada conquistou pela primeira vez o título da elite do campeonato estadual.
Com informações do O Curioso do Futebol.