25.5 C
Manaus, BR
25 de fevereiro de 2021
Destaques Saúde

Amazonas vai receber ampliação de vagas do Mais Médicos para municípios do interior

O Ministério da Saúde autorizou a ampliação “emergencial e temporária” de 15 vagas no Programa Mais Médicos para atender municípios do interior do Amazonas.

A autorização e o edital para o chamamento público dos profissionais da saúde foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (26). No último dia 19, o Governo Federal já havia liberado 72 vagas adicionais no programa para atuação em Manaus por conta do colapso na saúde que o Amazonas vive. A ampliação é válida pelo período limitado de um ano.

O sistema de saúde de Manaus entrou em colapso em virtude do agravamento da pandemia de covid-19 na região. A situação na capital amazonense piorou muito na segunda semana de 2021, quando começou a faltar oxigênio hospitalar para tratar pacientes em todo o Amazonas, o que provocou mortes por asfixia e obrigou a transferência dos pacientes para outros estados.

A explosão dos casos de covid-19 também é atribuída a uma nova variante do vírus que circula no Amazonas, e outras cidades do Estado já sofrem com a crise. O edital do Ministério da Saúde prevê envio dos médicos selecionados para nove municípios: Anamã, Codajás, Fonte Boa, Humaitá, Juruá, Lábrea, Manicoré, Tabatinga e Tefé.

Fonte: Estadão

Publicações Relacionadas

Secretaria de Segurança e Funai realizam ação para proteção das comunidades indígenas

Jeanne Gade

Charge da semana – Por Pojucan Bacellar

Redacao

Homem executado com vários disparos de arma de fogo na zona Sul

Jeanne Gade

Deixe um comentário

WhatsApp chat