A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na manhã desta segunda-feira, 26/9, a abertura da “Semana do Idoso”, com a participação dos alunos do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi). O evento aconteceu no auditório do Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. O encerramento será na sexta-feira, 30/9, no anfiteatro do parque do Mindu, Parque 10 de Novembro.
O Cemeapi atende 370 alunos, a partir de 30 anos de idade e não alfabetizados, em 26 salas que funcionam em associações e órgãos governamentais e instituições particulares.
A “Semana do Idoso” é um evento nacional, que tem o objetivo de divulgar os direitos e garantias do idoso, estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) e conscientizar a população sobre a importância do mesmo como fonte de experiências para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
De acordo com a coordenadora do Cemeapi, Josiane Campos, durante toda a semana, os idosos terão programações voltadas para o conhecimento dos direitos e deveres e diversão dos idosos. “Esse é um evento nacional e, como a Semed atende esse público, nós realizamos uma semana de ação voltada para eles, onde serão realizadas ações de educação para o idoso, enfatizando os direitos e deveres e garantir que todos se divirtam nesses dias. O Cemeapi está presente em espaços públicos e particulares, levando conhecimento e bem-estar para os idosos que não tiveram oportunidade de estudar no tempo certo”, declarou Josiane.
A aluna Maria Jesuíta Severiano, 64, que estuda no Centro de Convivências do Idoso (CCI) do Armando Mendes, é uma dessas pessoas que não puderam estudar na juventude e encontram no Cemeapi uma forma de voltar para a sala de aula.
“Eu estou muito feliz em poder estudar. Eu não sabia escrever meu nome, quando precisava assinar, eu ficava nervosa, tinha vontade de chorar, porque eu não sabia, hoje, eu aprendi e escrevo com muito orgulho. Sou muito feliz em fazer parte dessa turma e agradeço toda paciência que a minha professora tem com a gente”, disse a aluna, emocionada.
Os idosos participaram de um momento ecumênico, com representantes da Arquidiocese de Manaus e da igreja evangélica. Apresentação do acróstico do idoso, poesias e uma palestra reflexiva com o tema “Velhos não. Jovens há mais tempo” – A importância da autoestima no processo de envelhecimento, com a palestrante e psicóloga da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Deidre Silva do Nascimento.
“Essa data é muito importante para garantir e defender os direitos dos idosos que, muitas vezes, não sabem quais são os seus direitos e isso faz com que eles passem por violações na sociedade. É importante também que a família conheça esses direitos, para ajudar e ser atuante nessa luta, que deve ser diária, e que esses direitos sejam efetuados na sociedade”, explicou Deidre.
— — —
Texto – Érica Marinho/ Semed