29 C
Manaus, BR
23 de janeiro de 2021
Destaques Saúde

Alimentação de qualidade pode contribuir com tratamento de câncer

Uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer tem necessidade de lidar com várias mudanças em sua rotina. Não apenas o uso de medicamentos, tratamentos e, em alguns casos, cirurgia, como também a pessoa precisa mudar seus hábitos alimentares para a sua melhora e para o aumento da imunidade.

A desnutrição e as alterações no metabolismo, companhias muitas vezes presentes no paciente de tratamento de câncer, podem fazer um efeito negativo na doença. Por causa disso, é recomendado que a pessoa faça acompanhamento com um nutricionista especializado. Com o acompanhamento, é possível definir quais são os nutrientes fundamentais nessa fase e diminuir os efeitos colaterais das diferentes modalidades terapêuticas.

O nutricionista oncológico é responsável por assegurar uma ingestão alimentar adequada com as necessidades nutricionais do paciente. “Além de orientar como se alimentar melhor para fortalecer o sistema imunológico, ter o controle de perda involuntária de peso e ter mais opções na dieta”, explicou Luciana Ítalo, nutricionista da Fundação do Câncer.

Para o tratamento ser eficaz, a pessoa com câncer precisa realizar cuidados especiais em relação à alimentação. Alguns desses cuidados são a qualidade do alimento consumido, segurança alimentar e as quantidades ingeridas. Especialistas recomendam não fazer dietas restritivas e sim manter uma alimentação sadia e equilibrada, diminuindo o consumo de alimentos processados e com poucos nutrientes.

“As recomendações alimentares variam de acordo com o estado nutricional do paciente e com o tratamento proposto. Atualmente, a nutrição caminha lado a lado com a oncologia e já sabemos que o estado nutricional desempenha um papel fundamental para a eficácia do tratamento”, disse Carina Abrahão, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Fonte: Viva Bem (UOL) – texto de Samantha Cerquetani.

Publicações Relacionadas

Jovem é metralhado por pistoleiros em emboscada no Viver Melhor

Jeanne Gade

Refis Municipal 2020: prazo ampliado para quitar suas dívidas com descontos em juros e multas

Francisco Araujo

Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021 e atletas comemoram decisão

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat