Em um cenário onde a tecnologia facilita tanto a vida cotidiana, também abre portas para ações maliciosas de coisas que não são tão simples quanto parecem. Os golpes envolvendo programas de assistência social estão cada vez mais comuns.

Uma suposta mulher foi denunciada à redação do Amazônia Press por aplicar golpes relacionados ao cadastro do Bolsa Família. Uma moradora de Manacapuru, que preferiu não se identificar, foi uma das vítimas. Ela disse que conheceu a mulher por meio de uma conhecida que declarou que ela trabalhava com o cadastro do Bolsa Família e que já era algo “certo”.

“Eu pagava R$ 100 para ela e ela fazia o cadastro. No início eu fiquei com o pé atrás… mas beleza, peguei o contato dela, mandei mensagem e ela falou para mim que ela cobrava os R$ 100 e que [o cadastro] era aprovado de certeza, entendeu? Dia 29 de fevereiro conversei com ela, mandei o pix que ela pediu e eu estou até preocupada com isso porque ela pediu o meu documento e o documento dos meus filhos e eu enviei. Conforme ia passando o tempo eu ia mandando mensagem para ela e ela dizia: ‘Não amor, calma que vai dar tudo certo”. Aí ontem, quando eu fui olhar, desapareceu a foto do perfil dela”, declarou.

Imediatamente, a vítima entrou em contato com a conhecida que enviou o contato da mulher e o mesmo tinha acontecido. Uma outra vítima aqui de Manaus, que também preferiu não se identificar, também entrou em contato com ela por indicação de uma colega.

“Ela me disse sobre o serviço dela, só que eu disse que eu queria só o ‘auxílio gás’, porque é o que eu não tenha e até então eu ainda desconfiava. Ainda perguntei da minha amiga que indicou se era certeza e ela disse que era sim porque uma outra amiga dela tinha feito e pagou 100 reais. O meu foi só R$ 50 porque eu fiquei com o pé atrás”, disse.

Estamos em contato com a assessoria de comunicação do Departamento de Serviços Sociais em Manaus, para saber como deve seguir nesses casos. Foi informado que casos de golpes devem ser formalizados na ouvidoria ou diretamente em delegacias. A orientação é que a população denuncie, mas é importante ressaltar que sem um Boletim de Ocorrência confirmando a denúncia, não é possível confirmar um caso de golpe.

Vale lembrar…

O Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo programa Bolsa Família, já enfatizou em algumas situações que não realiza solicitações de atualização cadastral ou de dados pessoais através de mensagens de texto ou e-mails. Essa prática é caracterizada como fraudulenta e não possui qualquer vínculo com os procedimentos oficiais do programa.

O Ministério da Cidadania instrui ainda que atualizações cadastrais ou solicitações de informações sejam feitas exclusivamente por meio do aplicativo oficial do programa, pelo site do Ministério ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Vale ressaltar que para garantir a segurança e a integridade das informações, é fundamental que os beneficiários busquem informações apenas em canais oficiais.