A inspiradora história de Elizeu Fernandes, que deixou a segurança para trás e encontrou sucesso e realização na profissão de barbeiro
Manaus, AM – O mercado da beleza masculina tem sido palco de histórias de superação e transformação, e uma delas ganha destaque na Alvorada, bairro localizado em Manaus. Elizeu Fernandes, um ex-vigilante, encontrou na arte da estética uma nova vocação e hoje é reconhecido como um dos renomados barbeiros da região.
Desde os tempos medievais, os barbeiros desempenhavam um papel muito além do corte de cabelo e barba, também atuando como médicos e dentistas. Essa tradição secular encontra-se viva nas mãos habilidosas de Elizeu, que, após anos de dedicação e capacitação, conquistou seu espaço na profissão.
Assim como Elizeu Fernandes, barbeiro há 8 anos de uma das mais antigas e tradicionais barbearias do Bairro Alvorada II, que busca na arte da estética uma forma de ganhar a vida. O profissional, que antes de arriscar-se entre as navalhas e tesouras, trabalhava como vigilante, iniciou na profissão através de convites do irmão e de forma inusitada.
“Iniciei nessa profissão por acaso, através do meu irmão que é um excelente profissional, ele me pedia muito para visitar amigos que nós temos cabeleireiros também, para ver se eu me interessava pela área. Quando resolvi ir no fim do expediente um cliente chegou e perguntou se ainda estava funcionando e meu irmão disse que sim, ele disse pode ir ali com aquele rapaz e eu sem ação,praticamente na ‘marra’, ‘aos trancos e barrancos’, que iniciei”, contou Elizeu.
Ao longo de oito anos de dedicação e aprendizado, Elizeu aprimorou suas habilidades e a confiança em seu trabalho. Além disso, conseguiu adquirir seus próprios materiais de trabalho, algo que sempre almejava. “Quanto ao profissional de antes para o de hoje, me sinto mais confiante, além da conquista dos meus próprios materiais, que muitas das vezes a gente almeja, mas dependendo das condições, não consegue. Você tem que ser muito decisivo, para você conseguir seus objetivos, todo mundo quer melhorar um dia, e a profissão tem me ajudado conquistar automóveis como carro e moto, casa, almeja sempre mais. A gente sempre tem que querer isso, querer mais, conquistar mais coisas se você puder”, relata o barbeiro com entusiasmo.
Elizeu não se contenta apenas com as conquistas já alcançadas. Seus sonhos vão além. “Almejo ainda alcançar muitos sonhos, através da minha profissão, adquirir a minha própria barbearia, visto que ainda sou prestador de serviço autônomo, ter meu próprio empreendimento, meu próprio negócio a minha própria marca. Sendo sempre grato aos meus clientes, graças a eles eu consegui andar de avião, tinha curiosidade de saber como era, como que seria tá por cima nas nuvens, olhar de lá as paisagens e conhecer o mar também de perto. trazer melhoria também pra minha casa, conhecer outros lugares, saí da minha cidade, de onde nasci, porque o nosso brasil ele é muito extenso, a natureza do nosso nosso país é maravilhosa”, finaliza entusiasmado o barbeiro Elizeu.
Segundo o Jornal do Commercio do Amazonas (jcam). No mercado de estética e embelezamento do Amazonas hoje, existem pelo menos de 6 mil a 9 mil estabelecimentos operando regularmente só em Manaus. Tomando-se a média de que cada salão de beleza ou estética tem dois profissionais atuando, a estimativa é de que o setor emprega hoje até 18 mil profissionais.
Torna-se admirado e indispensável na vida de um cliente, chega a ser o melhor certificado que um profissional pode ter, os barbeiros de sucesso da atualidade tem em suas histórias coisas em comum, como anos de capacitação profissional, além de estudo estudo do mercado e o principal amar a profissão.
Por karleandria Araújo