24 C
Manaus, BR
4 de junho de 2020
Política

Aleam homenageia Bombeiros e debate o Transporte Aquaviário no Amazonas

Dia Nacional do Bombeiro

Ao término do primeiro expediente, da Sessão Ordinária desta segunda-feira (8), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Josué Neto (PSD), realizou no Plenário Ruy Araújo uma Sessão Especial para homenagear o Dia Nacional do Bombeiro, proposta pelos deputados João Luiz (PRB), Sinésio Campos (PT), Delegado Péricles (PSL), Cabo Maciel (PR) e Alessandra Campêlo (MDB)

No evento, a Casa entregou placa comemorativa à instituição pelo dia festivo e certificados de honra ao mérito aos bombeiros homenageados, além do reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense, oficializando, assim, “a vontade do povo de homenagear a corporação que trabalha com muito esforço e sacrifício, muitas vezes com o bombeiro usando a própria vida para salvar a de terceiros”, falou a deputada Jana Darc em nome dos demais deputados.

Também foi realizada uma Audiência Pública para debater questões referentes ao Transporte Aquaviário no Amazonas no miniplenário Cônego Azevedo, uma proposta do deputado estadual Roberto Cidade (PV). Na reunião foram apontadas as problemáticas encontradas na operação de transporte com passageiros e cargas no Estado e possíveis soluções voltadas para melhoria desses serviços, além da importância do setor modal e os principais desafios encontrados no setor como sua regulamentação.

Durante a Sessão Plenária, Sinésio Campos repercutiu o tema da regulamentação do transporte fluvial, além de uma maior fiscalização em seu funcionamento, pois sempre somos notícia a nível nacional quando ocorre uma tragédia com vítimas fatais.

O deputado Dermilson Chagas (PP) apresentou para discussão um memorando do secretário de Saúde do Estado em que anuncia aos gestores de hospitais que vai reduzir em 25% os postos de serviços. Para Dermilson, se isso for oficializado vai precarizar e levar o setor de saúde para uma situação mais critica do que já se encontra.

O deputado João Luiz destacou a visita ao município de Rio Preto da Eva (distante 57 km em linha reta de Manaus), onde a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) com a equipe do Procom, constataram vários desrespeito junto à população em relação à Lei da Fila. Por ser uma lei muito branda, ele propôs que fosse feita uma atualização.

Já a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) informou que esta semana está lançando a Cartilha da Família. Uma cartilha que objetiva contribuir com os pais e alunos no sentido de orientá-los no acompanhamento de seus filhos, estando presentes nas escolas, ajudando na melhoria do ensino de forma positiva ao aluno. A cartilha foi produzida pela Comissão de Educação da Casa.

Wilker Barreto voltou a denunciar o governo por fazer pregão para contratar Buffet de caranguejo e bacalhau, que estava suspenso. Wilker disse não entender a situação, pois de um lado o secretário de Saúde anuncia corte nos postos de serviços e do outro anuncia o pregão.

Carlinhos Bessa anunciou que na sexta-feira (5) recebeu na sala da presidência o secretário de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro que trouxe as boas notícias de que o governo federal continua firme e forte no combate ao tráfico de drogas.

À tarde, no Plenário Ruy Araújo acontece a Sessão Especial de autoria da deputada Therezinha Ruiz em homenagem aos 10 anos do Programa Bolsa Universidade, com homenagens a autoridades municipais e instituições. O Programa, disse a deputada, é uma iniciativa socioeducacional que promove o ensino superior concedendo bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação no modo presencial. “O programa tem o compromisso de enfrentamento das desigualdades sociais, oferecendo bolsas para cursos em instituições privadas de ensino superior, para alunos de famílias carentes”, afirmou Therezinha Ruiz.

Texto: Raimundo Nonato Lopes/Aleam

Publicações Relacionadas

Não adianta ter relatório se não tem votos, diz presidente de Comissão

Conceição Melquiades

STF arquiva inquéritos sobre suposto crime eleitoral de Alcolumbre

Kássio Moraes

“Brasil é governado por um bando de maluco”, diz Lula em entrevista na prisão

Kássio Moraes

Deixe um comentário

WhatsApp chat