Não é de hoje que o município de Lábrea tem sido alvo de denúncias pelo descaso com a população. Após os vídeos enviados por moradores do município que mostram as irregularidades e o descaso no porto local, hoje foram enviados à redação alguns vídeos que mostram água suja saindo da torneira.
Conforme alguns moradores do município, Lábrea vem sofrendo com a precariedade no abastecimento de água há 13 anos, desde o primeiro mandato do atual prefeito Gean Barros (MDB). O prefeito está indo para o quarto mandato.
“Até quando o ex-prefeito Dedé estava assumindo a Prefeitura, a água era tratada. Depois, quando assumiu o atual prefeito, a água não foi mais tratada. Então, desde esse período, Lábrea não tem mais tratamento de água para o abastecimento das residências. Isso é uma precariedade e é desumano como a população do município tem sido tratada em relação à situação da água. Já houveram várias denúncias, mas a gestão nunca tomou algum tipo de providência para resolver esse problema. É uma falta de respeito total com a população, infelizmente é uma realidade que a gente vem vivendo há praticamente 13 anos”, declarou.
Diante das últimas denúncias recebidas pela redação, os moradores pontuaram que existem inúmeras irregularidades da administração pública com o município. “Hoje existem várias áreas no município em que a prestação de serviços está precária para a comunidade. A questão do abastecimento de água, a infraestrutura viária… está uma precariedade total. Existem várias irregularidades que prejudicam a população”, disse.
O principal apelo dos moradores de Lábrea é que a prefeitura oferte à população uma água tratada e de qualidade.
“Peço ao prefeito que tenha a sensibilidade de resolver o problema no abastecimento de água de Lábrea. A população precisa de água potável, para que possa consumir e possa também lavar os alimentos. Porque uma água com essa qualidade que tem chegado nas torneiras nas residências dos moradores é uma água que serve para lavatório de porco e não para consumo humano. Infelizmente é essa realidade, mas eu faço esse apelo ao prefeito Gean Barros: que resolva o problema do abastecimento de água do município de Lábrea”.
Por meio de nota, a Prefeitura de Lábrea informou que não há conhecimento de que os poços artesianos da Prefeitura estejam apresentando esse tipo de problema, mas que a situação será averiguada. O Prefeitura ressaltou ainda que existem localidades que recebem águas da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), mas que está perfurando poços artesianos em vários pontos da cidade, para minimizar esse problema.
Confira o vídeo: