Fotos - João Viana / Semcom

Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) fiscalizaram, na manhã desta terça-feira, 10/10, a obra da primeira Estação de Tratamento de Lodo do Sistema Público de Abastecimento de Água da capital. Os trabalhos estão sendo executados pela concessionária Águas de Manaus. A estrutura fica localizada nas dependências do Complexo Ponta do Ismael, na zona Oeste da capital. 

A iniciativa de construir uma Estação de Tratamento de Lodo para o Complexo atende a uma exigência do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) como parte do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Conforme a avaliação da Ageman, mais de 80% da obra já foi concluída.

“Nós estamos fiscalizando e verificando se os trabalhos estão dentro dos padrões técnicos e conforme o que foi contratado. A obra está bastante adiantada porque o clima está favorável. A Estação de Lodo é importante para a cidade, porque vai reduzir as perdas que hoje existem no processo de tratamento da água, algo em torno de 5% a 6%. Quando a obra estiver finalizada, a água volta para o sistema de tratamento e o lodo será aproveitado para outras funções, como por exemplo a produção de fertilizantes”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior.

Além da redução das perdas, a obra vai preservar as condições sanitárias do meio ambiente, não causando danos à fauna do igarapé do Bombeamento, localizado nas proximidades da Ponta do Ismael.

A estrutura compreende dois tanques de adensadores e um galpão onde o resíduo será prensado. A Estação de Tratamento de Lodo terá capacidade para tratar 1.260 metros cúbicos de água por hora.

— — —

Texto – Tereza Teófilo / Ageman