24.5 C
Manaus, BR
18 de abril de 2021
Cidades Destaques

Afinal de contas, qual é a melhor forma de fazer café?


Para preparar um bom café, é preciso escolher o método mais adequado às suas necessidades. As diferentes formas apresentam resultados bem diferentes, que variam de acordo com a sua rotina e paladar. Mas verdade seja dita: no filtro de papel, cafeteira italiana, prensa francesa, coador de pano ou aeropress um cafezinho sempre vai bem.


Conheça os principais métodos de preparo do café a seguir:

Filtro de Papel filtro de papelSurgido na Alemanha em 1908, esse método foi criado por uma dona de casa chamada Melitta Bentz. A ideia era eliminar os resíduos de café no fundo da xícara deixando o café mais suave. Usando um caneco de latão e uma tampa, ela fez alguns furos, recortou um pedaço de papel mata-borrão e tampou. Esta forma de preparar a bebida faz com que ela fique menos amarga, suave e mais translúcida.


Cafeteira Italiana cafeteira italiana

Ideal para quem gosta de um café encorpado e com pouca acidez. Para preparar, basta colocar água na parte de baixo da cafeteira e café na parte de cima, onde está furado. Rosqueie a parte de cima e leve ao fogo. A água irá ferver e passar pelo pó, desta forma a bebida sobe armazenando na parte superior. 


Aeropress


aeropress

O café preparado na Aeropress resulta em uma bebida forte, menos ácida e amarga. Inventada no começo dos anos 2000 por Alan Adler, um engenheiro norte-americano. A cafeteira é como uma seringa que segura o pó e a água em uma infusão, o filtro é um suporte com furos onde são colocados discos de papel.    



Prensa Francesa

prensa francesaComo o próprio nome sugere, a Prensa Francesa surgiu na França e foi registrada em 1929 pelo designer Attilio Calimani. Para preparar, você coloca o pó (de moagem grossa) no fundo e despeja água quente, deixando a mistura descansar por alguns minutos, depois empurra para baixo, desta forma o cafezinho será filtrado. Apresenta o resultado de um café com leve acidez cítrica e encorpado. 

Coador de Pano 

Um dos métodos mais tradicionais, ele é sem dúvidas o mais simples. Para preparar o café coado perfeito, jogue água quente em toda a lateral do coador e descarte, coloque o pó despeje a água lentamente em movimentos circulares. Lembre-se: a água não pode estar fervendo. 

Por Bella da Semana

Publicações Relacionadas

No jogo da vergonha, a maior foi a do Palmeiras em campo

Redacao

Covid-19: Brasil tem 2,96 milhões de casos e 99,5 mil mortes

Redacao

Fundo Manaus Solidária divulga resultado definitivo de Edital de Fomento

Fabiane Monteiro

Deixe um comentário

WhatsApp chat