No período que compreende o termino de dezembro e o início de março, está presente na mesa do amazonense, a pupunha, que ganha amadurecimento e colore as feiras da capital.

Em uma época em que as chuvas são torrenciais, em pleno inverno, o fruto da pupunheira, rico em ferro, potássio e cálcio, tem sua safra . Além do fruto a palmeira também oferece o palmito.

No mês de fevereiro a safra da pupunha, já chegou às bancas das Feiras de Produtos Regionais, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) do Governo do Amazonas. As feiras acontecem neste sábado (13/02), das 5h às 11h, em três endereços em Manaus.

Sérgio Litaiff Filho, presidente da ADS, diz que 12 produtores cadastrados, cultivam e estão comercializando o fruto, nas feiras. Entre as características do fruto como alimento, para a saúde estão a perda de peso por garantir a saciedade, além de ser fonte de fibras e de vitaminas A e C.

“No sábado passado acompanhei o retorno das Feiras da ADS e posso afirmar que em todas temos o fruto disponível. Por conta da safra, os produtores conseguem disponibilizar aos clientes um alimento de qualidade com um valor mais acessível, como todos os itens vendidos e nossas feiras”, explicou o presidente da agência.

Jorge dos Santos, de 55 anos, produtor da pupunha, disponibiliza o item e outros produtos na edição da Feira da ADS realizada no Clube Militar de Manaus (Cassam).

Há quatro anos produzindo pupunha orgânica no Careiro da Várzea e, em média vende 600 quilos de pupunha por edição da feira.

Participante e cadastrado há seis anos nas feiras da ADS, o produtor consegue vender  a pupunha em cacho  e também a pupunha cozida e embalada a partir de cinco reais, inclusive na modalidade delivery.

“Nós conseguimos disponibilizar para os clientes a pupunha in natura e cozida a partir de R$ 5, isso porque temos o produto em abundância. Na minha barraca é possível encontrar pupunha vermelha e amarela. Durante esse período de pandemia, venho disponibilizando o meu produto por meio do delivery, é muito bom! Só nesta semana eu consegui vender 30 cachos de pupunhas, 60 abacaxis e 200 quilos de banana”, relatou o produtor Jorge.

As feiras da ADS acontecem simultaneamente aos sábados, das 5h às 11h, em três endereços:

Clube Militar de Manaus (Cassam), avenida Rodrigo Otávio, 430, Crespo

• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova

• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio


A ADS disponibiliza também a modalidade de entrega para os consumidores interessados em adquirir produtos regionais que podem acessar o site da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (www.ads.am.gov.br) e conferir a lista de contatos e produtos disponíveis para delivery em Manaus.

FOTO: Divulgação/ADS