A reabertura das feiras de produtos regionais, tem data marcada para o próximo sábado (06), além dos endereços ja fixados, também estará funcionando no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, das 5h às 11h.
As Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), do Governo do Amazonas, voltam as suas edições nos finais de semana em Manaus.
Os participantes obervam todas as normas de segurança e higiene estabelecidas pela Organização Mundial de Saúdem(OMS) com o fim de prevenção contra o Covid-19.
A novidade neste recomeço é que além dos três endereços fixos no Clube Militar de Manaus (Cassam), Comando Geral da Polícia Militar e Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, um outro ponto será fixado, o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, das 5h às 11 horas.
No total serão 211 produtores que comercializarão seus produtos, em venda direta ao consumidor, como hortifrutigranjeiros e pescado.
Para Sérgio Litaiff Filho, presidente da ADS, tudo está de acordo com o solicitado com o fim de dar segurança a todos, os feirantes e os clientes, com limpeza das tendas e sanitização dos ambientes das feiras, além de kits de proteção individual contendo máscara, escudo facial e álcool.
“É importante esse retorno porque possibilita a renda aos nossos produtores. Estaremos envolvendo 211 produtores que fazem comercialização dos seus produtos nas nossas feiras. Importante também aqui destacar o cumprimento de todas as medidas de enfrentamento ao Covid-19: uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool gel, tapetes de sanitização dos calçados na entrada e aferição de temperatura. E desde já fica aqui nosso convite para prestigiarem o retorno das Feiras da ADS, atentos às medidas de segurança necessárias”, frisou Litaiff.
O secretario reafirmou que as medidas estabelecidas para o funcionamento da feira em 2020 continuarão em vigor, incluindo a fiscalização do distanciamento social para evitar aglomerações.
Todos devem observar o uso obrigatório de máscara de proteção, limpeza do calçado e aferição de temperatura. Também não são permitidas degustações e troca de produtos.
As feiras estão em quatro endereços: Clube Militar de Manaus (Cassam), no Crespo; Comando Geral da Polícia Militar, no Petrópolis; e Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova.
“Não houve alteração das feiras que já funcionavam aos sábados, ou seja, os mesmos feirantes continuam nos seus locais de venda. Nosso intuito é dar o espaço para os produtores que vendiam nos shoppings poderem também ter sua renda. Vamos beneficiar os dois públicos com esse novo espaço, pois quem tinha o hábito de comprar nas feiras dos shoppings, por exemplo, vai poder continuar consumindo dos produtores de sua preferência”, explicou o presidente da ADS.
Estão proibidas a presença de feirantes que estejam no grupo de risco e também clientes inseridos na lista como idosos, crianças e pessoas que possuam alguma doença crônica ou respiratória foi proibida pela ADS.
O consumo no local está proibido de acordo com Decreto n° 43.303, o mesmo que autoriza o funcionamento das feiras e mercados públicos, que comercializem produtos in natura, respeitado o limite máximo de 50% da sua capacidade.
Assim, venda de lanches regionais será realizada com a opção única de venda para viagem.
Confira os endereços das Feiras da ADS aos sábados, das 05h às 11h:
• Clube Militar de Manaus (Cassam): avenida Rodrigo Otávio, 430, Crespo
• Comando Geral da Polícia Militar: rua Benjamin Constant, 2.150, Petrópolis
• Centro de Convivência Padre Pedro Vignola: rua Gandú, 119, Cidade Nova
• Centro de Convivência Magdalena Arce Daou: avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio.
FOTOS: Ruth Jucá