Fotos – Divulgação/Ageman

O avanço das ações de fiscalização e regulação dos serviços públicos essenciais foi destaque na apresentação feita pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade Ferreira, durante participação na Audiência Pública Consolidada para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), do exercício 2024, e atualização do Plano Plurianual (PPA) 2024/2025, realizada na manhã desta sexta-feira, 29/9.

A audiência ocorreu de forma on-line com transmissão pelo YouTube, da Prefeitura de Manaus, e também presencial, na sede do Manaus Fácil, na avenida Ayrão, na zona Sul da cidade.

Elson ressaltou a continuidade dos serviços de acompanhamento e vistoria das obras realizadas no âmbito do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, bem como dos projetos de modernização da iluminação pública na cidade de Manaus e expansão do serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul, além do trabalho realizado pela Ouvidoria da Ageman, como de grande contribuição para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados aos usuários.

Um dos serviços destacados pelo diretor-presidente foi a expansão do esgotamento sanitário para diversas áreas da cidade. “O avanço do esgoto é um caminho sem volta. Esgoto é saúde pública. No começo, será um transtorno porque serão realizadas obras e ninguém gosta de ver buracos sendo abertos nas ruas, mas estamos trabalhando para realizar as intervenções de forma coordenada e os benefícios serão significativos para todos nós”, afirmou Elson.

Somente nos primeiros sete meses do ano, a Ageman promoveu 432 ações de fiscalização no âmbito do saneamento básico, beneficiando mais de 1,5 milhão de usuários. Já na iluminação pública, foram realizadas 2.458 ações de fiscalização. No transporte e mobilidade, as equipes fizeram 34 vistorias técnicas nas áreas atendidas pelo serviço Zona Azul.

O trabalho da regulação resultou na emissão de seis notificações, sendo duas para a concessionária Águas de Manaus, três para a empresa Manausluz e uma para a concessionária do Zona Azul.

Elson também destacou as metas do órgão regulador municipal para 2024 como a ampliação dos serviços da Ouvidoria e o incremento das atividades fiscalizatórias, a partir do aumento da frota veicular e da promoção de cursos de capacitação dos servidores de todas as áreas da Ageman.

— — —

Texto – Tereza Teófilo/Ageman