Foto: divulgação

Nas profundezas das Montanhas do Himalaya vive uma espécie de abelha que produz um mel, que é chamado pelos nativos de “mel louco”. O mel louco ou vermelho, é produzido pela Apis Dorsata Laboriosa, ou “Abelha do Penhasco”. Essa espécie de abelha é a maior no mundo e produz um mel incomum.

Apis dorsata produz seu mel através das flores de Rododendro que contêm uma toxina chamada graianotoxina. O mel feito desse néctar venenoso é um poderoso alucinógeno que possui inúmeros benefícios para a saúde. Em pequenas quantidades, o mel é relaxante, e um pouco inebriante. Seu gosto tem sido descrito como bastante agradável. Porém, em doses maiores, o mel louco pode causar intoxicação de rododendro, ou intoxicação por mel, o que provoca vômitos, fraqueza muscular, e irregularidades cardíacas.

Apenas 500g do mel chega a custar de 60 a 180 dólares por ser tão difícil de colher. Além de ser produzido apenas durante certas estações do ano, o mel se encontra em sua maioria em penhascos, e o processo para adquiri-lo pode ser perigoso. Suas ferroadas também são doloridas, capazes de furar até roupas grossas de apicultores.