Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM

A CRUZ E A CURA INTERIOR

Mateus 16:24-27

24 – Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

25 – Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

26 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

27 – Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

INTRODUÇÃO:

Causa-nos estranheza a grande quantidade de crentes, que aceitaram a Jesus, que levam uma vida digna, que são fiéis, que são devotados, mas que sofrem por algum tipo de doença da alma.

Seria muito fácil taxá-los de incrédulos, falar que estão em pecado, dizer que não tomaram posse da redenção proporcionada pela cruz.

Seria igualmente fácil colocá-los num mesmo saco e ignorarmos que as pessoas têm estruturas emocionais diferentes e que uns conseguem conviver pacificamente com os problemas de alma, enquanto outros, por menor que seja a doença ou o problema, são facilmente abatidos e derrotados.

Nestes versículos que citamos acima, Jesus traça um caminho para a vitória, onde deixamos de contar conosco mesmos e partimos para o auxílio direto da cruz, que tem princípios e subsídios para uma vida vitoriosa, sob a ótica de uma vida espiritual, abandonando nossos próprios esforços, que são insuficientes e ineficientes para nos promover a cura.

PRIMEIRA PARTE – Mateus 16:24 – Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim.

Esta palavra de Jesus está longe de ser um simples e descomprometido convite. Jesus está nos desafiando, nos estimulando, nos animando. Está nos convidando, não a uma crucificação da carne, do corpo; não está apontando para uma cruz que era um modelo de vergonha e dor; não. Está apontando para uma cruz que era ponto de partida para a vitória.

Jesus está nos desafiando a sermos mais do que vencedores; está querendo dividir a sua esplendorosa vitória sobre a morte conosco. Está dizendo: “Tudo o que eu conquistei na cruz é direito de vocês”.

Mas o que Jesus conquistou na cruz? Há uma canção que diz:

Tudo o que Jesus conquistou na cruz

É direito nosso, é nossa herança

Todas as bênçãos de Deus prá nós

Tomamos posse, é nossa herança

Toda vida, todo poder

Tudo que Deus tem para dar

Abrimos nossas vidas pra receber

Nada mais nos resistirá

Maior é o que está em nós

Do que o que está no mundo

Bem maior é o que está em nós

Primeiro – Pagou uma dívida impagável e antiga – Esta dívida começou no Édem, quando o homem cedeu à tentação da serpente e pecou contra Deus.

Segundo – Deu-nos vida e vida em abundância.

Terceiro – Levou sobre si todas as nossas enfermidades.

Quarto – Deu-nos a vitória sobre a morte.

Quinto – Reconciliou-nos com o Pai.

Sexto – Justificou-nos.

Sétimo – Tornou-nos imortais

SEGUNDA PARTE – Quais as condições para aceitarmos o convite de Jesus?

Primeiro – Negar-se a si mesmo – Esta negativa está longe de ser a descaracterização do meu eu. Aponta para uma caminhada em companhia de Deus. Estamos assinando uma confissão de que somos incompetentes para dirigir nossos próprios caminhos, nossos próprios sonhos, nosso destino e estamos dizendo ao Pai: “Que seja feita toda a sua vontade na minha vida e não a minha”.

Segundo – Tome sua cruz – Esta cruz não são os nossos problemas. Não é o nosso carma. Não é um auto sacrifício e nem um auto flagelo. Esta cruz é a cruz de Cristo, não como emblema de tristeza e dor, mas, agora, como ícone de vitória; como uma marca de propriedade exclusiva de Deus.

O Apóstolo Paulo, quem mais difundiu a graça, declara: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gálatas 6:14

Terceiro – Siga-me – Procurar vencer o eu mediante nossos próprios esforços é batalha perdida. O ego nunca expulsará a si mesmo, porque o ego independente, automotivado pela carne, inconscientemente ainda procura ser igual a Deus.

Temos uma necessidade enorme de reconhecimento, precisamos ser notados, mas precisamos seguir a Cristo, não como mais um na multidão, mas como um imitador, imitando todos os seus passos de obediência à vontade do Pai, humildade, entrega e determinação.

“E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.” 2 Coríntios 4:11

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” 1 Coríntios 11:1

Quarto – Sacrifique a vida inferior para ganhar a superior – Mateus 16:25 – “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á”.

Por falta de intimidade com Deus, o que nos leva a um descomprometimento com a sua vontade, não conseguimos visualizar a nobreza do projeto de Deus para a nossa vida. Achamos que o céu é um depósito de mortos e que a única diferença para o inferno é que não haverá choro e nem ranger de dentes, nem fogo eterno.

O próprio Jesus, na oração dominical, invoca a vinda do reino de Deus para o nosso plano espiritual e existencial terreno. É possível sim vivermos a plenitude da presença de Deus, mesmo vivendo num mundo caído, corrompido e conturbado.

Sacrificarmos a nossa vida inferior é sacrificarmos a nossa vidinha medíocre, sem perspectiva espiritual, onde somos jogados neste mundo cruel em pé de igualdade com homens igualmente cruéis, que não são tementes a Deus e nem são herdeiros e co-herdeiros em Cristo Jesus.

Quinto – Sacrifique o prazer das coisas para obter o prazer da vida – Lucas 10:38-42

38 -E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 – E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 – Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 – E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 – E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Estamos vivendo a vida da Marta, preocupados com as coisas deste mundo, quando a melhor parte é sempre Jesus.

Sexto – Sacrifique o temporário a fim de ganhar o eterno – Hebreus 11:23-26

23 – Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

24 – Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

25 – Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;

26 – Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

Moisés já estava realizado. Já podia agradecer a Deus pela bênção de ter sido salvo da morte, no rio, e ter sido feito filho da filha de Faraó.

Poderia ter achado que isto era uma estratégia de Deus para ganhar os egípcios ou para trazer liberdade aos hebreus.

Mas Moisés não quis a glória terrena, preferindo a glória divina.

CONCLUSÃO:

A mentira máxima de Satanás é levar você a acreditar que você é capaz de tornar-se deus da sua própria vida e a escravidão máxima que ele pode inflingir é levar você a viver esta mentira como se fosse uma verdade.

Satanás está ativo no intuito de roubar o lugar de Deus na sua vida. E sempre que você preferir viver independentemente de Deus, focalizando sua atenção em você mesmo, em vez de na cruz de Cristo, preferindo valores materiais, temporários, em detrimento dos valores espirituais e eternos, o diabo terá sido o grande vitorioso na sua vida.

Jesus está se colocando como uma alternativa em nossa vida. Não está impondo e nem exigindo.

Se você quer ser curado, está na hora de começar a olhar para a cruz.

EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da Igreja Batista Bíblica de Flores – Manaus – Amazonas