O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), começou a trabalhar na contratação da empresa que ficará responsável pela instalação das câmeras de fiscalização no trânsito de Manaus, as famosas “corujinhas”. A licitação na modalidade pregão presencial será no dia 3 de março na sede da CML (Comissão Municipal de Licitação) de Manaus.
Vale ressaltar que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já havia informado sobre o retorno das polêmicas corujinhas.
“Vamos ter que implementar a fiscalização eletrônica na nossa cidade. Todas as grandes cidades têm. Nós vamos voltar”, disse o prefeito.
Segundo o Termo de Referência que subsidia a licitação e o contrato futuro, a empresa que arrematar irá oferecer 166 equipamentos de controle de velocidade, fora 25 software para gestão da aplicação de multas, além do sistema de análises e inteligência chamado de “Cinturão de Segurança” com locação de uma central de monitoramento.
Ainda não foi definido em quais locais terão o sistema, mas eles devem funcionar 24 horas em vias de 2, 3 e 4 faixas.
O novo contrato
De acordo com o Termo de Referência que subsidia a licitação e o futuro contrato, a empresa vencedora terá de fornecer 166 equipamentos de controles de velocidade, além de 25 licenças se software para gestão da aplicação de multas e um sistema de análises e inteligência denominado de “Cinturão de Segurança” com a locação de uma central de monitoramento, locação de uma estação de pesquisa e locação de 20 pontos de coleta de imagens.
No documento não há indicação das ruas e avenidas que os equipamentos serão colocados, mas há indicação de que devem funcionar 24h em vias de 2, 3 e 4 faixas. Há vias nas quais as câmeras funcionarão apenas 16h por dia a critério do IMMU.
“Todos os equipamentos acima descritos deverão ser acompanhados de mão de obra especializada, ferramentas e veículos, conforme o caso”, aponta o termo de referência indicando, inclusive, que deve haver disponibilização de pessoal pela empresa contratada.
DOM-13.02-ABERTURAPP006.2023Baixar