Serviços de atendimento com especialistas, exames e testagem foram ofertados na unidade da SES-AM
A Policlínica Antônio Aleixo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, ontem (25/10), o atendimento de 545 pacientes durante a intensificação nos serviços de atenção à saúde da mulher, por meio de atendimentos com especialistas, exames e testagens. As ações fazem parte da campanha em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.
Durante o “Dia D”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) foram ofertados, em livre demanda pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite e RT-PCR para detecção da Covid-19.
A programação também contou com atendimentos médicos com especialistas em ortopedia, cardiologia, nutrição, oftalmologia e, também, com a realização de exames de ultrassonografia de mama, transvaginal e preventivo.
O acesso aos serviços ofertados na policlínica foi feito por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou da própria unidade, onde aconteceram os atendimentos.
O diretor da Policlínica, César Carvalho, destaca a satisfação em promover o atendimento para mais de 500 mulheres. “Nós estamos alcançando nosso objetivo, uma vez que atender 545 mulheres, em um dia na Policlínica Antônio Aleixo, é muito. E nos dá uma satisfação muito grande, porque temos certeza que contribuímos para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além de termos um serviço de qualidade prestado aos nossos usuários”, disse.
A saúde da mulher também foi contemplada em palestras informativas sobre o câncer de mama e de colo de útero. Além disso, a nutricionista da unidade, Verlene Aguiar, reforçou a importância da alimentação e das atividades físicas na prevenção dos tipos de câncer.
“Foi realizada uma abordagem sobre a origem do Outubro Rosa, a importância da alimentação saudável e, também, como esses alimentos atuam em diferentes regiões do nosso corpo, principalmente reduzindo as chances de desenvolver tipos de câncer de mama e útero”, contou a nutricionista.
Também foi realizado exame de bioimpedância, exame que ajuda na avaliação da composição corporal, estimando a gordura corporal, a massa magra, água corporal total, e outras informações que proporcionam uma avaliação mais precisa sobre o estado nutricional do paciente.
FOTO: Divulgação/SES-AM
Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (92 99126-7364) e Geizyara Brandão (92 98237-0415).