A figura pública da Zona Leste da cidade, Jonavegante (39), sendo há anos ativista social, cultural e educador na Casa Mamãe Margarida em uma das zonas da cidade que tem o estereótipo de “bandidos e suja”. Com um olhar crítico, Jonavegante diz qual seria o melhor presente para Manaus em seus 352 anos.
Ao movimentarmos de uma zona à outra em nossa cidade, fica claro o contraste entre o novo e inovador; o lixo e o luxo; o premiado e o esquecido. Com esse olhar crítico, da zona leste da cidade, Jonavegante reafirma essa percepção.
A Manaus que queremos é um sonho ou pode se tornar realidade ?
A princípio, Manaus sim, continua sendo um sonho. Enquanto essa cidade for apenas construída por um “grupo pequeno” de pessoas, se torna também um sonho de poucas pessoas. À partir, de quando esta cidade for realmente construída e projetada dentro das necessidades de população, em geral, aí sim poderá se tornar uma realidade.
Manaus é uma metrópole que necessita de cuidados com seus cidadãos, qual maior fragilidade de cuidados que você vê em nossa cidade?
Eu vejo que a maior fragilidade atualmente que nós estamos vivendo é a falta de desconsideração com a dignidade da pessoa. Onde elas não são respeitadas, e a oportunidade tá mais distante dessas pessoas. Nós estamos diante de um momento, que eu considero de privilégio, isso por estarmos vivos e atuantes. Então, a situação da falta de dignidade é um desprivilégio para muitos na cidade de Manaus.
O antigo e o inovador podem dar certo nas periferias da Zona Leste ?
Todo o processo que se retrata o que já foi feito ou que irá inovar, requer um diagnóstico. E principalmente, quando realmente ele é construído com a opinião da população. Tudo pode dar certo com o novo, mas sendo que exige estratégias para esse novo, principalmente nas periferias. Quando esse tal novo tá realmente pra atender as verdadeiras necessidades da população.
Qual seria o melhor presente para a cidade de Manaus neste momento ?
O melhor presente que eu sinto diante do que nós estamos vivendo é estar numa sociedade realmente segura. Segura em todos os aspectos, não só na questão de segurança pública, mas no direito a alimentação, direito ao trabalho, direito a educação, no ir e vim com segurança pra nossa casa, no respeito ao trânsito que tá horrível. São vários presentes que mais presentes que Manaus precisa ganhar. Um dos maiores desafio, principalmente, um dos melhores presentes que eu sinto que realmente precisa é o respeito. A todas as pessoas e em sua dignidade e seu modo de vida, isso pra mim é fundamental. Precisamos saber conviver com a diversidade, com o direito e a oportunidade de cada um, isso pra mim seria o melhor presente.
Jonavegante é produtor artístico e sempre atende pelo contato – 993686980
Foto: