A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com a UniOdonto, via “OdontoMóvel”, retomou, nesta quarta-feira, 13/10, a ação que leva atendimento odontológico aos idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso e residentes da fundação. O objetivo é dar acesso a serviços de saúde bucal às pessoas idosas que não possuam condições financeiras de arcar com tratamentos dentários, ou que não vão regularmente ao dentista.
A assistente social da FDT, Suelen Vasconcelos, conta que a parceria com a clínica UniOdonto é importante para a saúde das pessoas idosas e confirmou os próximos atendimentos.
“Uma vez por semana o OdontoMóvel vai ser instalado aqui no parque e também na Fundação Doutor Thomas. Os profissionais vão dar atenção total ao idoso oferecendo serviços como limpeza, análise da prótese dentária, e nesse caso, se precisa de alguma adaptação, por exemplo, além de checar a saúde bucal em geral, prevenindo o câncer na região”.
Além do serviço de limpeza, restauração e tártarectomia, o OdontoMovel também vai oferecer palestras de conscientização, com orientações da Doutora Alegria, personagem que a dentista Sanmyra Grimm interpreta, para ensinar que saúde bucal é coisa séria.
Dona Olinda da Silva, 74 anos, frequentadora do Parque do Idoso há oito anos, disse estar feliz com o atendimento e com tudo o que aprendeu.
“Isso é uma coisa muito boa para a gente. Estou há uns dez anos sem ir ao dentista e eu gostei do atendimento. Que tenha sempre”, enfatizou.
Atendimento
Os atendimentos do OdontoMóvel são destinados aos idosos que praticam atividades no Parque Municipal do Idoso e os residentes da Fundação Doutor Thomas. A lista de atendimento é feita por turmas e os interessados devem procurar o Setor de Admissão do parque para incluir o nome na lista.
A ação inicia às 9h30 e ao todo são realizados 12 atendimentos por dia, seis pela manhã e outros seis no período da tarde.
Recomendação
A cirurgiã-dentista da UniOdonto, Lídice Dantas, recomenda que os idosos visitem o dentista regularmente para evitar qualquer “surpresinha” desagradável, inclusive um câncer bucal. “A maior parte das doenças começa pela boca, então se o idoso cuidar bem da higiene bucal, dificilmente ele adoece. Além de escovar os dentes, precisamos também escovar a língua, principalmente a língua”, apontou.
— — —
Texto – Divulgação / FDT
Fotos – Viviane Cristina / FDT