Em uma clara tentativa de promover sua imagem usando a formatura dos 1 mil Policiais Militares (PMs) aprovados no concurso de 2022, o governador Wilson Lima (União Brasil), acabou ‘dando um tiro no próprio pé’ e foi massacrado pela população amazonense que está insatisfeita com a falta de compromisso do estado em não convocar novos policiais.
O descaso do atual governador com a segurança pública é tão visível que até mesmo seus apoiadores estão cobrando a formação da segunda turma (T2) da PM, para que outros mil soldados possam estar prontos para trabalhar pela sociedade.
Em uma publicação nas redes sociais, onde novamente parabenizou os PMs após participar do baile de formatura dos soldados nessa terça-feira (3), Lima recebeu uma chuva de críticas da população e dos aprovados que ainda não foram convocados.
“De novo toda hora? Vai ficar falando isso até 2026? Cadê a nomeação da PC-AM? Isso é obrigação de um governador e não um favor que os senhores fazem à população”, disparou um dos seguidores.
Insatisfeitos com as promessas vazias do governador, os amazonenses lembraram que o chefe do executivo prometeu convocar a segunda turma até o final de 2024, mas ainda não sinalizou nada sobre o assunto.
“Essa notícia todo mundo já sabe, tem que trocar a fita! Cadê a turma 2? Não vi convocação nenhuma, foi informado que ainda em 2024 ia convocar e nada. Faltam 28 dias para acabar o ano!”, cobrou uma internauta. “Qual a novidade nisso? Essa galera foi chamada ano passado. Cadê as novidades? Cadê o chamamento da PC-AM? Tem pessoas das vagas que absurdamente ainda não foram chamadas. Concurso de 2021… Largaram suas vidas para atender o seu chamado, para fazer um CFP à toa? Já se vão 2 anos de formados”, questionou outro homem.
De olho em 2026
Wilson Lima está sendo citado pelos bastidores da política como possível candidato ao Senado Federal na Eleição de 2026. A formatura dos policiais militares após a eleição municipal de 2024 cai em um momento decisivo para reestruturar a imagem de Wilson Lima, que segue em desgaste desde que o prefeito David Almeida (Avante) escolheu se afastar do governador.
Enquanto isso, a segurança pública anda em passos lentos, já que o estado não tinha um concurso público para a polícia há 11 anos, sendo a maior parte do tempo na administração de Wilson Lima, que chega ao seu sétimo ano.
O silêncio do governo Wilson Lima
A equipe do portal Amazônia Press tentou contato com o Governo do Amazonas e a Secretaria de Segurança Pública, para levar as demandas da população e cobrar uma previsão para um novo concurso público, a formação da T2 dos PMs e o chamamento dos aprovados na PC, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos retorno.
Veja os comentários nas redes sociais: