O jogo entre Atlético e Botafogo, no Más Monumental, em Buenos Aires, pode entrar para a história da Copa Libertadores independentemente do resultado dentro de campo. A partida deste sábado, marcada para 17h (de Brasília) tem a possibilidade de ter o maior público de uma final única, formato adotado pela Conmebol desde 2019.
Dentre as cinco decisões disputadas desde então, a assistida por mais pessoas in loco foi entre Fluminense e Boca Juniors, em 2023. 69.232 torcedores foram ao Maracanã na tarde que deu o título continental ao Tricolor.
Nesse caso específico, um dos finalistas era da cidade-sede, já que o Rio de Janeiro já havia sido escolhido de maneira prévia. Mesmo assim, há expectativa de que o público para o jogo entre Atlético e Botafogo possa superar o recorde anterior.
Cerca de 60 mil ingressos foram vendidos até o início da semana que antecede a decisão da Libertadores de 2024. Esse número pode crescer com convidados da Conmebol e novas vendas durante os últimos dias.
Recorde em final brasileira
Mesmo que não supere a final entre Fluminense e Boca Juniors, a decisão entre Atlético e Botafogo vai ser tornar a decisão entre brasileiros mais assistida in loco. O posto até hoje é ocupado pelo jogo entre Palmeiras e Flamengo, quando aproximadamente 45 mil pessoas marcaram presença no Centenário, no Uruguai.
Públicos em finais únicas da Libertadores
- 2019 River Plate x Flamengo – Lima – aproximadamente 59 mil presentes
- 2020 – Palmeiras x Santos – Rio de Janeiro – apenas convidados (pandemia)
- 2021 – Palmeiras x Flamengo – Montevidéu – aproximadamente 45 mil pessoas
- 2022 – Flamengo x Athletico-PR – Guayaquil – aproximadamente 40 mil pessoas
- 2023 – Fluminense x Boca Juniors – Rio de Janeiro – 69.232 presentes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Atlético-MG x Botafogo pode ter maior público entre finais únicas de Libertadores no site CNN Brasil.