O conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM, Júlio Pinheiro, fez uma conferência para 77 alunos da capital e do interior, na abertura do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (Choa), no Comando dos Bombeiros Militares do Amazonas, no bairro Petrópolis, ontem pela parte da manhã.
“Estou aqui para dizer que as atividades dos senhores e das senhoras como bombeiros militares, é uma das mais nobres, pela missão de salvar vidas. E que na atividade meio como oficiais que serão da área administrativa podem contar com as ORIENTAÇÕES do TCE, quando forem fazer às prestações de contas para a corte de contas, porque nós atuamos como ‘cães guias e não de caça, estamos aqui para orientar os jurisdicionados e a sociedade em geral”, comentou o conselheiro Júlio Pinheiro, decano do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
Antes de sua conferência magna, Pinheiro conversou com o comandante da corporação o coronel Orleilso Ximenes Muniz, onde na sala de Situação do Comando de Operações dos Bombeiros, conheceu toda a infraestrutura digital e em tempo real das atividades relacionadas ao clima do Amazonas (queimadas, qualidade do ar, incêndios em qualquer região de Manaus e do Estado, movimento dos ventos aliseos do Oceano Atlântico, que entram na região, e demais fenômenos naturais ou não),que afetam o maior Estado da Federação brasileira.
Segundo o comandante Muniz “a visita do conselheiro Júlio Pinheiro no Quartel General dos Bombeiros Militares do Amazonas, é uma honra, por ele já ter sido secretário da Segurança Pública do Estado e, também, ela sua condição de decano do TCE-AM, e ser comprovadamente uma das mais respeitadas autoridades do Brasil na temática ambiental, especialmente, da Amazônia. Ele encontrou tempo de atender uma demanda nossa na área da formação dos nossos alunos do Choa,” observou o comandante Muniz.
Tecnologia
O conselheiro Pinheiro, de sua parte, salientou que gostou da tecnologia que está sendo empregada pelos bombeiros no acompanhamento online das queimadas e outros fenômenos da natureza, que atingem a região em decorrência das mudanças climáticas.
Depois de sua aula inaugural do Choa, o auditor de controle externo do TCE-AM e professor da Escola de Contas Públicas Gabriel da Silva Duarte ministrou para os alunos bombeiros militares uma palestra com o tema Planejamento e Prestação de Contas na Administração Pública passando as informações básicas e essenciais, sobre as atividades do tribunal de contas.
Alunos
Segundo a primeira sargento Gisely Pereira de Souza, que há 19 anos trabalha como bombeira, dos quais 18 anos na Defesa Civil do Estado, disse que a fala do conselheiro Júlio Pinheiro e às orientações do instrutor Gabriel foram fundamentais para entender como funciona o TCE-AM, na área de auditoria das contas públicas.
Ela também destacou que no final do curso Choa entrará no oficialato, o que lhe permitirá por em prática todo seu conhecimento na área de combate às mudanças climáticas, agora, como oficial, um sonho de sua vida militar.
O sub tenente Ulisses disse que a presença do conselheiro Júlio Pinheiro engrandeceu a aula inaugural do Choa.
E que sua palestra aproximou o TCE-AM da corporação dos bombeiros, de forma imediata e prática, mostrando a verdadeira face da instituição que, além do seu papel punitivo das contas públicas, trabalha na orientação dos jurisdicionados, para que eles realizem a melhor prestação das contas públicas, neste caso dos Bombeiros Militares do Amazonas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação