O espetáculo teatral “Democracia Baré”, sob direção de Daniel Ferrat, apresenta uma sátira leve e divertida da realidade política vivida nas periferias de Manaus. A peça comemorativa aos 20 anos da Cia Teo Artes se apropria da linguagem do teatro de rua e mostra os irmãos Cleidedayana e Maiconadson, nos guiando por um retrato irreverente da política nas comunidades manauaras, levando o público a uma reflexão sobre o papel do eleitor na construção da democracia.
O espetáculo começa com um cortejo que convida o público a embarcar numa viagem por uma realidade não tão distante, onde histórias de campanhas eleitorais e promessas políticas se entrelaçam com o humor da vida cotidiana. A figura emblemática da Vó Gilda, nos conta suas anedotas sobre o período eleitoral e de promessas vazias feitas pelos candidatos, expondo as contradições e ingenuidades deste processo e evidenciando a velha prática da compra de votos e a manipulação da população.
A crítica social, no entanto, é conduzida de maneira descontraída, criando uma identificação imediata com o público, especialmente através das caricaturas dos personagens e suas histórias. No decorrer da trama, os irmãos, com suas discussões animadas e repletas de humor, nos fazem questionar o papel da política em nossas vidas e até que ponto o eleitor realmente tem consciência de seu poder nas urnas.
Leve e criativo, “Democracia Baré” provoca o público a refletir sobre o futuro político e social do país, enquanto resgata, com humor e crítica, a importância da participação consciente e ativa dos cidadãos na construção de uma verdadeira democracia, especialmente nas regiões marginalizadas.
O espetáculo é dirigido por Daniel Ferrat, no elenco Vânia Rosas, Junior Victorino e Luh Delfino, texto original Fernando Lima, adaptação de texto Márcia Vinagre, produção Amanda Magaiver, assistente de produção Anderson Chagas, técnico de luz e som Matheus Negrão, concepção de figurino e maquiagem Sísi Rolim, comunicador visual Dilan Sullivan, assessoria de comunicação Márcia Vinagre, cenotécnico Aldo Frós e preparação musical Ismael Farias. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Edital nº 05/2023 –Conselho Estadual de Cultural – CONEC.
Ficha Técnica
Direção: Daniel Ferrat
Elenco: Vânia Rosas, Junior Victorino e Luh Delfino
Texto Original: Fernando Lima
Adaptação de texto: Márcia Vinagre
Produtora: Amanda Magaiver
Assistente de produção: Anderson Chagas
Técnico de Luz e Som: Matheus Negrão
Figurino/maquiagem: Sísi Rolim
Comunicador visual: Dilan Sullivan
Assessoria de comunicação: Márcia Vinagre
Cenotécnico: Aldo Frós
Preparação musical: Ismael Farias
Programação
18/10
Manhã – 10hs – E.E. Solon de Lucena
Tarde – 14hs – E.E. Ângelo Ramazzotti
(Apresentação somente para alunos da escola)
22/10 – 19hs – Anfiteatro da Praça Irmã Helena (Av. Cristã, 136 – Colônia Terra Nova)
23/10 – 19hs – Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (R. Tupinambá, 119 – Cidade Nova)
24/10 – 19hs – Praça da Colina (R. Rio Pardo – São José Operário)
25/10 – 19hs – Praça Barcelona (Av. Cosme Ferreira – Zumbi dos Palmares – Próximo ao T5)