Contratado para a temporada de 2025, o técnico Marquinhos Santos foi apresentado pelo Náutico nessa terça-feira (8), no CT Wilson Campos, no Recife (PE). O profissional se mostrou empolgado com o desafio e prometeu “sucesso” no próximo ano.
“Sei do momento, da desconfiança do torcedor, mas também sei o tamanho que tem o Náutico e o quanto precisa retornar a ser um dos 40 clubes do futebol brasileiro. O futebol brasileiro precisa muito mais do Náutico do que o contrário. Acredito muito no que está sendo desenvolvido aqui como projeto. Mediante o que eu vi o Náutico dos últimos anos, tenho absoluta certeza que o ano de 2025 será de sucesso”, afirmou o novo comandante, em entrevista coletiva.
Marquinhos Santos foi anunciado pelo Timbu no dia 28 de setembro, e chega para substituir Bruno Pivetti. Junto a ele, o auxiliar André Caldas Costa também foi contratado.
Leia Mais
Arrascaeta desabafa sobre saúde mental e desafios com lesões no Flamengo
Ex-goleiro do Real Madrid posta foto com astros do futebol: “Lendas”
Champions League Feminina: quem são os maiores campeões do torneio?
Reforços para o elenco
Ainda durante a coletiva, Marquinhos abordou comentou sobre a busca do Náutico por reforços para a próxima temporada. O clube alvirrubro renovou com sete atletas do elenco que disputou a Série C em 2024 e, segundo o executivo de futebol Edgar Montemor, deve fazer de 12 a 14 contratações.
“O Náutico foi muito assertivo nas renovações. De 2024 para 2025, já temos uma espinha, especialmente ofensiva. No cenário do futebol brasileiro, é difícil encontrar centroavantes. O Náutico tem dois. Junto deles, atletas que demonstraram, durante a temporada, o mérito das renovações”, começou o treinador.
“Desde minha contratação, temos conversado quase que diariamente. Temos monitorado atletas. Nesse momento da temporada, o mercado ainda está em ebulição. Está em reta final de Série A, Série B e Série C. E precisamos ser assertivos. Não acredito em grupo inchado. Acredito em grupo com qualidade. O Náutico precisa de respostas imediatas”, completou.
Campeonatos em 2025
Além da Série C, o Náutico disputará outras três competições em 2025: o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. A missão, diz Marquinhos Santos, é conquistar boas participações em todas.
“Desafios grandes. O Náutico volta à Copa do Brasil, uma competição importante na questão orçamentária. Temos sim que buscar o título estadual. Entendemos que cada competição tem sua particularidade. Temos que saber gerir expectativas. A cada competição que disputar, o Náutico tem que entregar o máximo. O Náutico é da mesma prateleira de Bahia e Fortaleza, tratando de futebol do Nordeste. É tão grande quanto esses clubes. Sem dúvidas, vamos fazer grandes jogos e ter grandes conquistas”, projetou.
A pré-temporada do Alvirrubro será iniciada no dia 20 de novembro. Confira os sete atletas que já renovaram com o clube: Luiz Paulo, Renato Alves, Sousa, Marco Antônio (emprestado ao CRB), Bruno Mezenga, Patrick Allan e Paulo Sérgio.
Utilização da base
O comandante também prometeu utilizar a base do Timbu. “As categorias de base têm que ser muito bem observadas pelo clube. É uma demanda do futebol brasileiro. É uma lacuna que tem que ser melhor trabalhada. Temos uma dificuldade na formação e na transição de atletas”, pontuou.
Trajetória de Marquinhos Santos
Desde 2012 no futebol profissional, o técnico acumula passagens de destaque por Coritiba, Juventude e América-MG. Ele ajudou o Coelho a se classificar para a Copa Libertadores de forma inédita, em 2021.
Além disso, defendeu outras camisas do futebol nacional, como Fortaleza, Ceará, Paysandu, Vila Nova e Bahia. Seu último trabalho foi no América-RN, na atual temporada. Sua missão na equipe potiguar era o acesso na Série D, o que não aconteceu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Marquinhos Santos é apresentado pelo Náutico e promete sucesso em 2025 no site CNN Brasil.