O advogado Marcos Vinícius Borges filiou-se ao PSDB e decidiu lançar-se candidato já nos últimos dias das convenções. Em entrevista ao titular desta coluna, Marcos revelou como surgiu o convite para a disputa eleitoral. “Fui para o PSDB, pois entendi que não fazia sentido fazer parte da situação governista, e o que me motivou foram os problemas na saúde enfrentados pela população de Sinop, como o desvio de verbas. Quando passei a enfrentar os grandes dentro da máquina pública, logo sofri uma tentativa de homicídio dentro do meu escritório, e ali foi onde tive a certeza de que não poderia desistir”, disse Vinícius.
No último domingo (6), com 1.261 votos, ele elegeu-se vereador em Sinop, em Mato Grosso, cidade conhecida como a capital do Nortão e referência no agronegócio. Conhecido nas redes sociais por exibir carros de luxo e casas de alto padrão, o advogado e agora vereador tem uma fácil comunicação com o público jovem, mas foi preciso dividir o tempo entre os seguidores e o mundo real. Marcos Vinícius revelou ter dispensado o fundão eleitoral por não concordar com o uso do dinheiro público para política e foi entregar panfletos no semáforo, buscando ser conhecido fora da bolha digital.
“Não imaginava que conseguiria esse número de votos. Eu procurei me comunicar pela internet, onde é meu público forte, mas também fui entregar meu material no semáforo, em locais que tinham mais pessoas, para conectar com elas. Meu tempo de TV era reduzido; o meu maior espaço para me mostrar como candidato era pela internet. Eu confesso que gastei menos de R$ 1.500 durante toda a campanha, e esses valores serão declarados à Justiça Eleitoral”, destaca o novo vereador. Vinícius ainda quer levar essa receita para dentro da casa de leis. O vereador promete apresentar um projeto de lei para acabar com a verba indenizatória no município do agronegócio. Com isso, o parlamentar sonha em ser mais conhecido pelos munícipes da sua cidade por um caminho mais combativo.
Em agosto de 2023, o advogado enfrentou uma suspensão de 35 dias imposta pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB/MT). A suspensão foi resultado de suas postagens em redes sociais, onde o advogado era frequentemente visto ao lado de carros esportivos e artigos de luxo. A medida gerou uma onda de apoio de colegas advogados, que consideraram a ação da OAB/MT como exagerada. Com o tempo livre, Vinícius escreveu o livro “Ostentando Conhecimento, a Defesa Não Para”. A obra aborda novas leis baseadas em crimes, além de algumas histórias da carreira.