Foto: reprodução/Internet
O cenário econômico brasileiro se encontra em uma momento complicado com a economia estagnada e a inflação disparando, decorrentes da retração da atividade econômica e alta nos preços no mercado interno.
Diante da pandemia de covid-19, que afetou todas as economias do mundo, o cenário de “estagflação” é agravado no Brasil pela estiagem e pela crise política. A estagflação é classificada por uma economia estagnada, aliada a alto nível de desemprego e inflação crescente.
Indicadores recentes já apontam para a combinação de estagnação econômica e inflação. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% no segundo trimestre, ante os três primeiros meses do ano. Projeções sugerem que o PIB ficará no zero a zero no terceiro trimestre. Ao mesmo tempo, o IPCA (o índice oficial de inflação, calculado pelo IBGE) acumulado em 12 meses chegou a 9,68% em agosto.
Segundo dados divulgados nesta quinta (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país, fechou o mês de agosto com alta de 0,87%.
* com informações do Istoé