Os talibãs declaram nesta terça-feira (31), em entrevista coletiva concedida no aeroporto de Cabul, poucas horas depois do fim da operação de retirada dos Estados Unidos, que está “completa a independência” do Afeganistão.
Após 20 anos de guerra, o país asiático conseguiu “alcançar a independência das forças estrangeiras”, conforme garantiu o principal porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid.
A declaração do representante dos talibãs aconteceu apenas algumas horas após a partida, do próprio aeroporto de Cabul, do último grupo de militares americanos do território afegão, encerrando presença de tropas que durou as duas décadas de conflito.
Mujahid se dirigiu aos combatentes do grupo, a quem parabenizou pelos sacrifícios que fizeram ao longo deste mês, quando aconteceu a tomada de quase todas as principais cidades do Afeganistão, culminando com, no dia 15, a tomada de Cabul.
“Quero felicitar a todos e a nossa nação por esta independência. Esperamos que o Afeganistão nunca volte a ser ocupado e siga sendo independente, próspero e o lar de todos os afegãos sob um sistema islâmico”, afirmou o porta-voz dos talibãs.